Lula na China para falar numa nova ordem económica
O Presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva chegou esta manhã a Pequim com uma delegação de 200 homens de negócios para uma visita centrada em questões comerciais e na promoção de uma nova ordem económica.
Quando deixou Brasília quinta-feira para começar um périplo pela Arábia Saudita, Turquia e China, Lula avisou que esta é uma das visitas mais importantes desde que chegou ao poder em 2003. A paragem em Pequim é a de maior destaque, não fosse a China o maior parceiro comercial do Brasil.
Durante a visita de três dias, Lula vai ser recebido pelo seu homólogo Hu Jintao e por outros altos responsáveis chineses para consolidar a relação económica entre os dois gigantes americano e asiático.
Em cima da mesa para discussão estará uma proposta de Lula para que as trocas entre os dois países deixem de ser feitas em dólares. Doravante, as trocas comerciais deverão ser pagas na moeda brasileira ou chinesa.
Os analistas avisam que enquanto dois gigantes emergentes, China e Brasil têm posições comuns e que isso pode facilitar o acordo.