Lousada lança concurso ambiental aberto a crianças e jovens de todo o país
Segundo a autarquia, podem concorrer alunos de todos os graus de ensino, incluindo o superior, com trabalhos sobre projetos de sustentabilidade que envolvam o concelho de Lousada.
As propostas podem ser apresentadas até 15 de maio e este concurso enquadra-se nas atividades do Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade que estão a decorrer no concelho.
"Os estudantes, residentes ou não em Lousada, devem apresentar projetos no âmbito da sustentabilidade, que tragam benefícios ambientais e sociais para o município, independentemente da escala. Todas as ideias são bem-vindas, mesmo que sejam aplicáveis apenas à escala de um jardim, rua ou bairro", assinala a autarquia em comunicado.
Vão ser premiadas "as propostas mais originais, com maior utilidade pública e ambiental e com maior potencial de replicação, até a um máximo de dois prémios por nível de escolaridade", acrescenta.
Os prémios monetários dependerão do nível de escolaridade dos estudantes.
O júri será constituído por um representante da Câmara de Lousada, por um elemento de uma instituição de ensino superior e por um quadro de uma organização não governamental ligada à educação ambiental e a conservação da natureza.