Lousã investe 400 mil euros na requalificação da piscina da Senhora da Piedade
"A empreitada, que tem um valor base de 399.699,70 euros, contempla a construção de 1.200 metros de passadiço entre o Cabo do Soito e as piscinas", na ribeira de São João, bem como "acessibilização e requalificação da envolvente à piscina, instalação de iluminação e intervenções no restaurante e na Casa da Natureza", refere em comunicado esta autarquia do distrito de Coimbra.
O investimento "insere-se na estratégia de qualificação do território", sendo financiado a 90% por fundos comunitários ao abrigo do programa Valorizar.
Este programa visa "promover a contínua qualificação dos destinos" turísticos, incluindo o património cultural e natural do país, adianta a Câmara da Lousã, presidida por Luís Antunes, do PS.
"Esta intervenção integra a estratégia de promoção do território e de preservação do património, onde se inserem também a obra de preservação e acessibilização do Castelo (...), a instalação de rede Wi-Fi em diversos locais, que já se encontra em fase de testes e será lançada brevemente", entre outras iniciativas com o mesmo objetivo.
Os trabalhos em curso no castelo medieval, próximo da piscina natural e das ermidas da Senhora da Piedade, em plena Serra da Lousã, estão "em fase de conclusão" e representam um investimento na ordem dos 340 mil euros, com financiamento europeu de 212.500 euros.