Lojas Ponto Já querem dar resposta imediata aos jovens

Publicado a
Atualizado a

Para uma juventude fã de tudo o que é instantâneo, um espaço "para usar e abusar". A primeira "loja do cidadão para jovens" foi inaugurada ontem em Lisboa sob a designação Ponto Já - Juventude em Acção pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro, Rui Gomes da Silva, e pelo secretário de Estado da Juventude, Pedro Duarte, que espera que o espaço "revolucione o contacto entre a administração pública e os jovens".

Até final do primeiro semestre de 2006 estarão espalhadas pelo País 18 lojas Ponto Já. O projecto, que resulta de um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Juventude e do Instituto Português da Juventude (IPJ), tem como objectivo dar resposta imediata às dúvidas e problemas dos jovens.

Estas lojas vão surgir em antigas instalações do IPJ ou em espaços cedidos pelas autarquias locais e promover o aconselhamento, comercializar "merchandising" e permitir o acesso à Internet. Nestes espaços, os jovens poderão encontrar informação sobre estudos e trabalho, projectos e concursos, voluntariado, tempos livres, biblioteca, e serviços como bar, telefone e Multibanco.

Numa "lógica multicanal", as lojas baseiam-se num "Contact Center" - que integra o portal da juventude, as lojas Ponto Já e uma linha de atendimento e que está a ser desenvolvido pela universidade do Minho - e deverão servir como uma plataforma de comunicação entre o Estado e os jovens portugueses. É esse o desejo de Rui Gomes da Silva, que entende urgente "imaginar políticas para além dos descontos e dos concertos".

Além das lojas inauguradas ontem em Lisboa e em Braga (ao fim da tarde), estão previstos até final do semestre de 2006 espaços jovens em Faro, Aveiro, Coimbra, Porto, Viseu, Amarante, Manteigas, Vila Real, Leiria, Santarém, Tomar, Caldas da Rainha, Bragança, Lousada, Viana do Castelo e Valença. Um total de 218 concelhos e 8, 8 milhões de pessoas vão usufruir destes serviços. O investimento a realizar até ao final de 2005 ascende a 900 mil euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt