Lisboa precisa de mais 76 creches
Uma em cada quatro freguesias de Lisboa não tem qualquer creche da rede social, de acordo com as "Orientações Estratégicas para os Equipamentos Sociais - Infância", em discussão quarta-feira na reunião de câmara.
De acordo com as conclusões deste relatório, a capital precisa de 76 novas creches e o maior número de unidades a criar deverá ser nas freguesias de Santa Maria dos Olivais (13), Benfica (10) e São Domingos de Benfica, todas com novas zonas habitacionais.
O documento constitui a primeira etapa no processo de elaboração da Rede Pública de Creches, que virá a integrar o Plano Director Municipal (PDM), em revisão.
De acordo com os dados recolhidos neste documento, o município de Lisboa tem um total de 153 creches, 104 da rede pública e 49 privadas. Algumas freguesias têm "boa cobertura". Mas o desequilíbrio é notório, com um total de 13 freguesias sem qualquer creche social: Alto do Pina, Beato, Castelo, Sacramento, Coração de Jesus, Madalena, Martires, St.ª Catarina, St.ª Justa, Santiago, Sto Estêvão e São Nicolau.