Lisboa é a capital mais quente da Europa

Publicado a
Atualizado a

Lisboa é hoje a capital mais quente da Europa com 30 graus Celcius. As altas temperaturas registadas nos últimos dias e, já em pleno Outono, são muito superiores aos valores médios para esta época do ano. "Uma situação anormal, mas não excepcional pois já aconteceram casos semelhantes no passado recente", afirmou ao DN o meteorologista Costa Teso.

"Os últimos dias de Setembro e os primeiros deste mês foram quentes, com valores altos da temperatura máxima, muito superiores aos valores médios" revela o IM. No sábado e ontem, os dias mais quentes, ocorreram temperaturas sete graus acima da média em alguns locais. Até domingo, a temperatura vai manter-se alta e não deverá chover.

Apesar de 30 graus ser considerada uma temperatura alta para a primeira semana de Outubro, esta situação tem vindo a acontecer em anos anteriores. Em 1997, 2000, 2003 e 2004 viveram-se dias quentes, com valores até mais elevados do que os destes últimos dias.

O mês de Outubro tem sido, assim, cada vez mais quente. Nos últimos dez anos, houve vários meses com temperaturas acima da média, embora desse facto não se possa concluir que o primeiro mês do Outono passará, no futuro, a ser quente, ressalvam os especialistas em climatologia.

sem onda de calor A hipótese de uma onda de calor ocorrer nos próximos dias está fora de questão, diz o IM. "Para isso acontecer é necessário haver mais de cinco dias com temperaturas cinco graus acima da média", explicou Costa Teso.

Enquanto Portugal assiste a temperaturas de Verão duas semanas depois de ter começado o Outono, no resto da Europa os termómetros marcam níveis muito inferiores. Mesmo a capital grega, Atenas, que costuma ser uma das capitais europeias mais quentes, ficar-se-à hoje pelos 21 graus; Madrid, mesmo aqui ao lado, atingirá os 22. Em Paris, deverão registar-se 20 graus.

Os níveis de precipitação no nosso País desde o início do ano hidrológico - de Outubro de 2004 a Outubro deste ano - também estão muito abaixo da média. O boletim de precipitação elaborado pelo Instituto da Água relativo a Setembro revela que os valores atingem os 14.7 milímetros, enquanto a média costuma ser de 41.8. Os valores acumulados desde o início do ano também são inferiores 399.6, enquanto a média é de 912.5.

Lisboa é a capital mais quente da Europa
Risco de incêndio diminuiu

O risco de incêndio florestal diminuirá hoje em todo o País, embora o distrito do Porto ainda se mantenha em nível máximo de alerta. A Agência para a Prevenção dos Incêndios Florestais inclui em situação de risco muito elevado dez distritos Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Coimbra e Leiria. O resto do País encontra-se em risco elevado, não havendo nenhum distrito sem perigo de incêndio. Ontem, o nível máximo de alerta registou-se em cinco distritos. O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil alargou a época de incêndios até ao dia 15, uma quinzena a mais do que o normal. A abertura da época também foi antecipada.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt