Lince da Malcata é protagonista principal no museu municipal

O lince da Serra da Malcata é o protagonista principal da exposição "Quadros da Fauna Local", que pode ser vista em permanência no Museu Municipal de Penamacor.
Publicado a
Atualizado a

Este é um dos animais embalsamados que integra há vários anos a colecção do museu e que agora tem um novo espaço de exposição.

Joaquim Nabais, técnico do gabinete cultural da Câmara Municipal de Penamacor, lembrou-se de "retirar a passarada da vitrina", encontrado novo poiso numa das salas que acolhia parte da colecção de alfaias e outros instrumentos ligados à vida rural.

A falta de espaço no museu foi ultrapassada com a instalação de troncos e ramos de árvore suspensos no tecto, que servem agora de montra às aves.

Na base desta "vivem" agora os mamíferos, como o lobo, o furão ou a raposa.

Há ainda montras onde se encontram o lince ibérico, a lontra, o coelho ou a perdiz, que surgem enquadrados pelas paisagens naturais do concelho.

Ilídia Cruchinho, vereadora com o pelouro da Cultura em Penamacor, disse à agência Lusa que o museu tinha exemplares "interessantes e que caracterizavam bem toda esta região", razão pela qual mereciam um espaço mais cuidado, de forma a chamar a atenção dos visitantes.

O Museu Municipal de Penamacor sofre há vários anos de falta de espaço, problema cuja resolução esteve dependente, em parte, da mudança da vizinha tesouraria e repartição de finanças para outro local, o que aconteceu em 2009.

"A ampliação do museu, no que diz respeito ao espaço, não é problema, mas estes projetos precisam de financiamento. Não é só abrir uma porta ou duas e fazer uma ligação", explicou Ilídia Cruchinho.

A vereadora acrescentou que o projecto para a ampliação existe, mas ainda não foi conseguido o financiamento.

O Museu Municipal de Penamacor foi criado em 1949 e encontra-se instalado desde 1982 na antiga Companhia Disciplinar de Penamacor, onde Álvaro Cunhal chegou a estar detido durante o Estado Novo.

Em 2009 recebeu cerca de seis mil visitantes, segundo dados da autarquia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt