Limiano comemora meio século com exemplar de 50 quilos

O queijo Limiano, que esteve na origem de uma greve de fome do deputado do CDS Daniel Campelo e até deu nome a um Orçamento de Estado, comemorou este mês 50 anos, mantendo "orgulho em ser feio".
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"A bola de queijo Limiano tem um aspecto tosco, porque é embalada à mão, uma a uma, respeitando uma tradição com meio século e que constitui a sua principal mais-valia. Por isso, o Limiano tem orgulho em ser feio. É feio por fora mas muito bonito por dentro", disse hoje à Lusa a directora de marketing da Bel Portugal, detentora daquela marca.

"Somos a marca líder do mercado de queijo em Portugal e do segmento de queijo flamengo, contando com índices de notoriedade próximos do máximo, o que prova que os consumidores sabem qual é a beleza que interessa", acrescentou a responsável.

Para assinalar o meio século, a empresa produziu um queijo Limiano com 50 quilos, "o maior queijo flamengo jamais feito em Portugal".

A sua confecção exigiu cerca de 500 litros de leite, um molde especial e um rótulo gigante feito a uma escala 50 vezes maior do que o habitual.

Nascido em 1959, em Ponte de Lima, de onde retirou o nome, o Queijo Limiano passou, há 10 anos, a ser produzido em Vale de Cambra, depois do fecho da fábrica daquele concelho do Alto Minho.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Ponte de Lima e deputado eleito pelo CDS-PP, Daniel Campelo, fez uma greve de fome na Assembleia da República, passando 15 dias a pão e água, para protestar contra aquilo que considerava ser uma "usurpação" de uma marca do concelho.

Posteriormente, Campelo viria mesmo a viabilizar um Orçamento de Estado (OE) apresentado pelo Governo socialista de António Guterres, a troco de uma série de investimentos no distrito de Viana do Castelo, em que se incluía a construção de uma fábrica de queijo em Ponte de Lima.

Esse OE haveria de ficar conhecido como o "Orçamento do Queijo", mas a referida fábrica acabou por nunca ser construída.

Polémicas enterradas, o Limiano recebeu, em 2009, pelo quarto ano consecutivo, o galardão Superbrands e, pela segunda vez consecutiva, foi eleito "Sabor do Ano 2009" na categoria de queijo flamengo.

A marca Limiano pertence à Bel Portugal, empresa líder do mercado de queijo em Portugal, que possui três unidades fabris - uma em Vale de Cambra, onde é produzido o Limiano, e duas nos Açores - empregando cerca de 650 colaboradores em Portugal.

Para fazer um quilo de queijo Limiano são precisos cerca de 10 litros de leite português.

Por ano, são consumidos cerca de três milhões de bolas de queijo Limiano, num peso médio total de 5000 toneladas.

As fatias do queijo Limiano são as únicas redondas do mercado porque são cortadas directamente da bola de queijo.

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