Liga dos Campeões passa a ter jogos em dois horários diferentes
A Liga dos Campeões de futebol vai passar a ter, no período 2018-2021, dois horários para permitir aos adeptos ver mais jogos, anunciou hoje o Comité Executivo da UEFA, reunido em Nyon, na Suíça.
Atualmente, tirando casos excecionais de jogos disputados na Rússia ou na Turquia, todos os encontros da 'Champions' eram realizados às 19:45, mas a partir de 2018/19 duas partidas terão início às 18:00 e as restantes seis às 20:00.
O Comité Executivo da UEFA ratificou ainda as alterações aprovadas em agosto, como a entrada direta para a fase de grupos da 'Champions' dos quatro primeiros classificados dos campeonatos dos quatro primeiros países do 'ranking', igualmente a partir de 2018.
Nos moldes atuais, Espanha, Inglaterra e Alemanha colocam os três primeiros do campeonato diretamente na fase de grupos, enquanto o quarto classificado disputa o 'play-off'.
A Itália só tem direito a duas vagas diretas, enquanto o terceiro classificado tem de passar pelo 'play-off', tal como sucede com Portugal, que contará na 'Champions' desta época com o tricampeão Benfica, Sporting, vice-campeão, e FC Porto, que superou a Roma no 'play-off'.
Para os países abaixo dos quatro primeiros do 'ranking', como Portugal, mantem-se para 2018/2021 a fórmula atual. No entanto, os mesmos passam a ter a vantagem de o terceiro classificado não se cruzar com nenhum clube do 'quarteto' do topo do 'ranking' no 'play-off'.
O coeficiente de clubes, que determinam os cabeças de série, passará a incluir pontos de bónus por títulos anteriores, mesmo aqueles conquistados antes de 1992/93, quando a competição começou a ser denominada Liga dos Campeões.
Um valor de 50 milhões de euros será transferido dos prémios da Liga dos Campeões para a Liga Europa.