Levantamento do sigilo bancário devia ter ido mais longe

O deputado do PS Vera Jardim defendeu hoje que o diploma que alarga as possibilidades de acesso às contas bancárias sem autorização devia ter ido mais longe mas considerou que "foi um avanço muito significativo".
Publicado a
Atualizado a

"Para mim deveria ter-se ido mais longe, através de um sistema de automatismo na informação dada pelo sistema bancário e financeiro ao fisco", afirmou o deputado socialista Vera Jardim, que votou a favor do diploma mas apresentou uma declaração de voto, subscrita também pelos deputados Paulo Pedroso e António José Seguro, entre outros.

A maioria PS aprovou o diploma que alarga as possibilidades de levantamento do sigilo bancário, uma iniciativa que mereceu os votos contra de todas as bancadas da oposição parlamentar.

Apesar de não consagrar o automatismo na informação prestada pelos bancos à administração fiscal, Vera Jardim considerou que o diploma representa "avanços muito significativos".

"O projecto do Governo contém avanços muito significativos, tendo aceitado a possibilidade de os bancos e as financeiras darem informações ao fisco", disse, afirmando esperar que o diploma seja regulamentado em breve.

"Dá ao fisco a possibilidade de conhecer as contas bancárias sem autorização do juiz e sem um conjunto de burocracias em alguns casos. Foi um passo em frente, espero que não demore muito para dar os passos definitivos", disse, em declarações aos jornalistas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt