Lembrar Lennon no dia da sua morte
1. As reedições remasterizadas dos discos a solo
Por ocasião do 70.º aniversário sobre o nascimento, celebrado a 9 de Outubro, os álbuns a solo de John Lennon foram reeditados numa versão remasterizada. Ao todo, 121 canções divididas por oito discos.
2. O álbum póstumo 'Milk & Honey'
Editado em 1984, Milk & Honey foi gravado pouco antes de ser assassinado. Projectado como o sucessor de Double Fantasy, demorou três anos a ser concluído por Yoko Ono.
3. A homenagem dos Roxy Music
Um dos maiores clássicos dos Roxy Music, Jealous Guy, não é mais do que uma canção com assinatura de Lennon que os Roxy Music passaram a introduzir nos concertos três meses após a sua morte. A versão viria a ser editada em Março de 1981.
4. O tributo português no Central Park
O memorial de John Lennon no Central Park tem uma estrela em calçada aplicada por um artesão português enquanto homenagem lisboeta à obra do músico.
5. A voz póstuma em 'Free as a Bird'
Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr concluíram em 1994 uma canção que John Lennon havia deixado inacabada. No ano seguinte, viu a luz do dia na colectânea The Beatles Anthology.
6. A canção recuperada
Escrita e gravada entre 1979 e 1980, foi ignorada até 1988, ano em que se ouviu pela primeira vez no documentário Imagine: John Lennon. Tal como aconteceu com Free as a Bird, os restantes Beatles retrabalharam-na para Anthology 2 . É a última canção creditada aos fab four.
7. A liberdade condicional recusada a Mark Chapman
Por seis ocasiões, Mark Chapman pediu liberdade condicional. Tantas quantas a justiça lhe recusou. A última foi em Setembro, mas o assassino de Lennon pode voltar a tentar em Agosto de 2012.
8. Os três dias anteriores ao assassínio em filme
Escrito e realizado por J. P. Schaefer., Chapter 27 retrata os três dias vividos por Mark Chapman antes de matar Lennon. O papel do assassino foi entregue a Jared Leto.
9. Os primeiros dias de Lennon
A infância e a adolescência de John Lennon são recordadas no filme Nowhere Boy, de Sam Taylor Wood. O filme de 2009 (ainda) não se estreou nas salas portuguesas.
10. Yoko Ono depois de John Lennon
Quatro meses após ter enviuvado, iniciou uma relação com o antiquário e designer de interiores Sam Havadtoy, que terminou em 2001. Continuou também a gravar discos em nome próprio.
11. Julian Lennon, o primeiro filho
Nascido em 1963, Julian Lennon é fruto do primeiro casamento de Lennon, com Cynthia Powell. Intermitentemente activo entre 1984 e 2001, tem novo disco agendado para o próximo ano.
12. Sean, o mais novo dos irmãos
Sean Lennon é o filho de John Lennon e Yoko Ono. Nascido em 1975, envolveu-se com a cena de Nova Iorque, onde ainda vive, desde cedo. O mais recente disco remonta a 2006.
13. 'Dakota', o edifício de luxo que se tornou palco de um homicídio
Um dos primeiros edifícios de luxo a serem construídos na zona de Manhattan, o Dakota (fundado em 1880),é mais conhecido por ter sido o palco do homicídio de John Lennon. Por volta das 22.50 do dia 8 de Dezembro de 1980, Mark David Chapman baleou o músico quatro vezes nas costas. John Lennon faleceu entes de chegar ao hospital.
14. A ex-mulher que se tornou biógrafa de John Lennon
Cynthia Powell, a primeira mulher de John, da qual se separou em 1968, escreveu duas biografias do antigo Beatle. A primeira, A Twist of Lennon, editada em 1980, foi mal aceite pelo músico. A segunda, de 2006, é um relato visto de fora da ascensão súbita dos Beatles.
15. Fazer as pazes a título póstumo
A dissolução da mítica parceria Lennon/McCartney é geralmente apontada como a causa para o fim dos Beatles. Com a morte de Lennon, no entanto, Paul McCartney viria a dizer que os dois músicos mantinham boas relações, não obstante as acusações mútuas que tinham feito no início dos anos 70.
16. Ringo Starr mantém a memória viva
Ringo Starr nunca se pronunciou contra nenhum dos seus antigos colegas. Em anos recentes, o antigo baterista dos Beatles tem mesmo participado em iniciativas de homenagem a John Lennon, e gravou também um vídeo comemorativo do 70.º aniversário de Lennon.
17. Harrison recordou Lennon em tema de sucesso
O folclore acerca dos Beatles diz que George Harrison vivia na sombra da dupla Lennon/McCartney. Mas se este isolamento resultou no álbum a solo All Things Must Pass, de 1970, também não impediu que compusesse a homenagem a John Lennon All Those Years ago em 1981.
18. O Lennon político em filme
O documentário The U.S. vs John Lennon (2006), de David Leaf e John Scheinfeld II, é uma análise da atitude do Governo americano (e da CIA em particular) perante a crescente relevância social do músico, e a sua oposição à Guerra do Vietname.
19. A história vista em pessoa
Quatro décadas depois do fim dos fab four, pode traçar-se na cidade de Liverpool (Inglaterra) um roteiro pela história dos Beatles, que vai desde as residências de infância de Paul, John, George e Ringo até locais como a emblemática Penny Lane e o histórico Cavern Club.
20. Os Beatles pelas ruas de Hamburgo
Em tempos, John Lennon disse: "Posso ter nascido em Liverpool, mas cresci em Hamburgo." Os clubes Indra, Keiserkeller, Top Ten e Star-Club, nessa cidade alemã, são hoje destinos turísticos, pois foi aí que os Beatles deram os seus primeiros passos, antes de obterem o sucesso no Reino Unido.
21. A verdade em versão dividida e catalogada
Yoko Ono comemorou o 70.º aniversário do nascimento de John Lennon através da compilação Gimme some Truth, que divide a obra do músico em quatro áreas temáticas - Roots, Working Class Hero, Woman e Borrowed Time.
22. Um monumento pela paz na terra natal de John Lennon
Também a 9 de Outubro, Cynthia e Julian Lennon (a primeira mulher e o primeiro filho do cantor) presidiram à inauguração do John Lennon Peace Monument, em Liverpool. O monumento foi concebido como uma evocação dos ideais de John Lennon a favor da paz.
23. Uma vaga de edições no aniversário de Lennon
Este ano foram também editados os livros Starting over, sobre o making of de Double Fantasy, December 8, 1980: The Day John Lennon Died, e John Lennon: The Stories Behind every Song 1970-1980. John Lennon: The Life, uma biografia de 864 páginas sobre o músico, viu reedição em 2009.
24. Fingir de Beatle num jogo de computador
Também em 2009, a Harmonix editou o jogo Beatles: Rock Band, que permite aos jogadores executarem temas dos fab four, retirados de toda a discografia do grupo.
25. Roupa e manuscritos de Lennon em leilão
Nos dias 3 e 4, a Julien's Auctions leiloou, em Beverly Hills, Califórnia, algumas peças pertencentes a John Lennon. Um casaco militar utilizado numa sessão fotográfica em 1966 foi arrebatado por cerca de 180 mil euros.
26. John Lennon, agora na sua prateleira
A Amazon tem à venda uma miniatura de John Lennon que proclama slogans como "Give peace a chance". A estatueta vem munida de um blusão de ganga e óculos de sol.
27. Uma torre de luz no cume do mundo
Em 2007, Yoko Ono inaugurou a John Lennon Peace Tower, em Reiquejavique, Islândia. Todos os anos, a 9 de Outubro, a torre projecta um feixe de luz em direcção ao céu.
28. Concerto de tributo em Nova Iorque
A 12 de Novembro, vários nomes consagrados, como Jackson Browne, Patti Smith, Cyndi Lauper, Aimee Mann e Taj Mahal, juntaram-se no Beacon Theatre, em Nova Iorque, para um tributo que incluiu diversas interpretações de temas de Lennon.
29. Chama acesa no Facebook
A página oficial de John Lennon no Facebook dirige-se a "amigos e fãs" e opera como uma extensão do site Johnlennon.com. As actualizações são constantes.
30. A reedição de 'Double Fantasy'
Assinado por John Lennon e Yoko Ono, Double Fantasy mostra o casal a beijar-se na capa. O músico viria a ser assassinado três semanas após a edição original. Na vaga de reedições de Outubro passado, saiu Double Fantasy Stripped down, em que, além do som remasterizado, se pode ouvir uma nova versão com arranjos despidos.