LCD vs Plasma vs LED vs 3D

O mundo das televisões: qual a opção mais vantajosa?<br />
Publicado a
Atualizado a

_Nos últimos anos temos assistido a uma grande revolução no mundo dos aparelhos televisivos. As (agora) velhinhas televisões que preenchiam as salas de estar estão a ser substituÌdas por aparelhos de alta tecnologia, com um design moderno e uma qualidade de imagem muito superior ao que existia antigamente. LCD e plasmas já entraram no léxico da tecnologia audiovisual. Qual é a opção mais vantajosa, agora que se juntam mais dois concorrentes, os televisores LED e 3D? Muitas opções tornam a escolha final ainda mais complicada. Por isso, é necessário analisar as características de cada um destes aparelhos.
As televisões plasma, actualmente, são ligeiramente mais acessíveis que os LCD, mas a verdade é que a oferta é um pouco menor. A qualidade de imagem depende muito da marca do televisor, por isso o ideal é mesmo procurar algumas avaliações ou comparar dentro da própria loja. De referir que os plasmas gastam mais energia que os LCD e os LED, especialmente se for um plasma Full HD.

Nota a ter em conta com os plasmas: se uma imagem ficar estática durante muito tempo acaba por ´queimar' o ecrã (efeito burn-in). Dependendo do tempo em que a imagem ficou ´frisada' pode deixar uma marca visível durante algum tempo, ou para sempre. Contudo, as empresas estão a trabalhar para minimizar estes efeitos. Em termos de preço, um plasma de 42 polegadas oscila entre 500 e 600 euros, dependendo da marca e da qualidade da imagem.

Os LCD são relativamente mais baratos e a oferta é bastante maior. A qualidade de imagem até pode ser considerada semelhante hoje em dia, apesar de os LCD terem alguns problemas ao nível da cor preta e terem um ângulo de visibilidade mais reduzido. Nestes televisores não há qualquer problema com o efeito burn-in e, geralmente, a resolução de imagem é um pouco superior à de plasmas com o mesmo tamanho. E preços? Um LCD de 42 polegadas pode custar entre 600 e 700 euros, mas aqui há outra vantagem: as televisões LCD dispõem de maior oferta em termos de dimensão.

As televisões LED são mais recentes e são uma evolução do LCD. Apresentam algumas vantagens: gastam menos energia, aguentam muito mais anos sem diminuição da qualidade de imagem e as dimensões de largura são significativamente menores. Logo, são mais elegantes e o design mais interessante. Os preços reflectem isso mesmo: um ecrã de 40 polegadas atinge, pelo menos, 900 euros.

A última grande novidade são as televisões 3D. Estes aparelhos representam investimentos muito mais avultados, mas há quem defenda que o futuro vai passar por aqui. Uma televisão 3D com 40 polegadas custa cerca de 1300 euros e ainda terá de acrescentar pelo menos 100 euros para levar os óculos para casa. E atenção: alguns oftalmologistas lançaram o alerta e defendem que os óculos podem agravar os problemas de visão, provocar cansaço e dores de cabeça. Com preços elevados, poucos conteúdos disponíveis e as televisões ainda numa fase inicial, talvez seja melhor esperar algum tempo antes de avanÁar para esta opção.

No fundo, a escolha vai depender da importância que a qualidade de imagem tem para si e dos euros que tem no bolso para gastar. Os LCD são mais acessíveis mas, em televisores maiores, um plasma pode oferecer maior qualidade de imagem. Os LED lideram esse ponto mas os preços são bastante mais elevados. E se é amigo do ambiente, também não deverá esquecer que os LED gastam muito menos energia. franciscoferreira@faroldeideias.com

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt