Lapas grelhadas dos Açores

Publicado a
Atualizado a

No arquipélago dos Açores, a fauna de lapas sempre foi uma constante na alimentação da população e actualmente uma oferta diferenciada da gastronomia açoriana.

As lapas de profundidade ou lapas bravas pode atingir os 5 centímetros de diâmetro, e só é apanhada de mergulho (apneia) entre os 2 e 5 metros. De cor "salmão", é a ideal para grelhar. As lapas de superfície ou de maré (lapa mansa, da pedra) são apanhadas na maré baixa. Mais pequenas - em alguns casos chegam aos dois centímetros - , de cor escura, cinza arroxeado, com bom paladar, são normalmente utilizadas na confecção de Molho Afonso e Arroz de Lapas.

O consumo das lapas, principalmente nas freguesias ribeirinhas, era cru. Quando grelhada, até ao final do século XX, eram confeccionadas na sertã. Na actualidade o seu consumo passou exclusivamente a ser grelhado, com pequenas diferenças de condimentos: com ou sem alho, com ou sem pimenta malagueta, com ou sem manteiga e limão a gosto (limão galego, de preferência)

Ingredientes

Lapa, alho, manteiga e limão.

Como se faz

Retira-se algum musgo ou pequenas areias, dispõem-se na grelha, salpica-se de alho picado e manteiga e vai a grelhar. Solta da casca e borrifa com limão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt