Kobe vs LeBron, 'take' II: filme à procura do final anunciado

No ano passado, o duelo foi frustrado pelos Orlando Magic. Agora, pode ser a última 'chance' para não passar ao lado da história
Publicado a
Atualizado a

Em 2009, a primeira cena filmada a sério para esta espécie de duelo de animação entre dois super-heróis abortou pela intromissão de um vilão inesperado: os Orlando Magic, que venceram os Cleveland Cavaliers na decisão da conferência Este e impediram assim o combate final anunciado entre LeBron James e Kobe Bryant - este ficou então como o herói da história, levando os seus LA Lakers à conquista do título sobre os intrusos de Orlando e arrebatando ele o título de MVP (jogador mais valioso) das Finais.

Este ano, a NBA faz uma segunda tentativa para conseguir rodar o final anunciado para este filme: Cavaliers e Lakers voltaram a acabar a fase regular no topo das respectivas conferências e entram nos play- -offs que hoje começam como favoritos para chegar à final. Teremos então, finalmente, o tão aguardado duelo LeBron vs. Kobe, no início de Junho, para tirar teimas sobre quem é o verdadeiro super-herói actual da liga? O universo da NBA (principalmente as televisões e o comissário David Stern) suspira por isso, até porque esta pode muito bem ser também a última oportunidade para chegar a esse final feliz.

É que, olhando já um bocadinho mais para a frente, as incógnitas adensam-se em torno do futuro das duas superestrelas. Por um lado, LeBron James torna-se um jogador livre este Verão e pode rumar a outras paragens, baralhando o jogo de forças da liga. Por outro, Kobe fica nos Lakers, é certo - renovou até 2014 -, mas o treinador recordista de títulos (10), Phil Jackson, pode estar de saída, o que colocaria também um grande ponto de interrogação sobre o futuro da equipa de Los Angeles.

Além disso, o corpo de Kobe começa a dar sinais de fadiga após 13 anos ao mais alto nível, ficando mais vulnerável a lesões que não só lhe podem comprometer o futuro como mesmo condicionar já os presentes play-offs: o base acabou a fase regular com problemas num dedo, num tornozelo e num joelho, deixando os Lakers aparentemente mais vulneráveis à forte concorrência no "Wild Wild West" (que tem já grandes duelos na primeira ronda, como o do Texas entre Dallas e San Antonio).

Para LeBron e os Cavs, no Este, é ano de tudo ou nada. Se mesmo com Shaquille O'Neal, Antawn Jamison e Ilgauskas no apoio, LeBron e os Cavs não conseguirem oferecer-se mutuamente o inédito título que perseguem, o desfecho óbvio será mesmo a separação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt