Kobe soma novo recorde em carreira atribulada
Kobe Bryant está habituado a fazer história na NBA . Fê-lo logo no momento em que foi escolhido para ingressar no campeonato: foi o primeiro jogador a ser colocado no draft sem ter passado pelo basquetebol universitário. Tinha então 18 anos. Agora, volvidos 11, inscreveu o seu nome como o atleta mais jovem a marcar 20 mil pontos, superando os lendários Wilt Chamberlain e Michael Jordan.
O feito foi alcançado num dos seus pavilhões favoritos, o Madison Square Garden, em Nova Iorque, e logo no ano em que a ruptura com a sua equipa de sempre, os LA Lakers, esteve iminente. Durante a pré-época e no início da temporada regular, Kobe esteve perto de ingressar nos Chicago Bulls. Porém, o que os Lakers pediam em troca - alguns dos jogadores mais importantes dos adversários - retirava ao base o interesse na mudança, pois o objectivo era ingressar numa equipa competitiva. Permaneceu em Los Angeles e continua a ser a referência da formação orientada por Phil Jackson.
No entanto, a passagem de Kobe pela NBA não tem sido marcada apenas pelos feitos desportivos. O seu difícil temperamento já lhe valeu alguns castigos e terminou com uma parceria que deu aos Lakers três títulos, entre 2000 e 2002. Com Shaquille O'Neal e Kobe, os Lakers viveram momentos que não aconteciam desde os finais dos anos 80, quando Magic Jonhson era a figura.
Mas o vedetismo de Kobe foi de mais para Shaq, que se mudou para Miami. Sozinho, o base não mais conseguiu alcançar uma final da NBA , falhando no teste que lhe é feito todas as épocas: o de ser capaz de liderar solitariamente os Lakers até ao título. Pelo meio, uma acusação de violação que lhe manchou a reputação.
Individualmente vai somando feitos. Em 1996, tornou-se no primeiro jogador a chegar à NBA directamente do liceu - foi escolhido no draft pelos Charlotte Hornets, mas os Lakers ofereceram Vlade Divac e a troca foi aceite -; depois o mais novo a chegar aos dez mil pontos, agora repetiu a façanha aos 20 mil, sendo o 31.º jogador a ultrapassar essa barreira, o terceiro antes dos 30 anos de idade. Porém, precisou de mais jogos. Kobe (29 anos e 122 dias) fez 811 encontros; Chamberlain (29 - 134), 499; Michael Jordan (29 - 326), 620.