Kobe Bryant chegou finalmente a MVP

Jogador dos Lakers esperou 12 anos pelo prémio da fase regular.
Publicado a
Atualizado a

Kobe Bryant esperou 12 épocas para conseguir o troféu de MVP (joga- dor mais valioso) da fase regular da NBA . Algo estranho para o base que pouco tempo demorou a impor-se nos Lakers e na Liga - e até meio da temporada era improvável que recebesse a distinção.

Começou a época com exigências para abandonar os Lakers, pois queria mudar-se para um conjunto mais competitivo, qualidade que faltava à formação de Los Angeles desde a saída de Shaquille O'Neal, precisamente por desentendimentos com Kobe. E talvez tivesse sucedido se a direcção não tentasse o tudo por tudo para ou ficar com Kobe ou trocá-lo por jogadores de qualidade. Os Chicago Bulls foram os mais tentados a contratar o base, mas recuaram perante a proposta dos Lakers. Kobe ficou em Los Angeles, onde sempre jogou, e ontem voltou a sorrir ao conseguir um dos troféus individuais que lhe faltava. Agora persegue o de MVP das finais e o quarto anel de campeão.

Na fase regular, a luta parecia ser entre Kobe e LeBron James (Cleveland Cavaliers). Porém, King James, como é conhecido, ficou em quarto na votação. Chris Paul é um dos grandes responsáveis pela excelente temporada dos Hornets e ficou em segundo, Kevin Garnett (Boston Celtics) foi terceiro e Dwight Howard (Orlando Magic) quinto.

Mas não houve surpresas num vencedor que foi anunciado antecipadamente há uns dias. A confirmação tornou a distinção oficial. Permanecia a dúvida: iria Bryant agradecer ao general manager dos Lakers, Mitch Kupchak? Foi ele quem ignorou todas as exigências de Kobe, suportou comportamentos de vedeta do base e voltou a construir uma equipa candidata ao título - em Fevereiro, Pau Gasol foi contratado e o rendimento melhorou substancialmente -, tendo o base como principal figura, sem ter de repartir as atenções com ninguém, como aconteceu na era de Shaquille O'Neal. Mas também foi Mitch Kupchak quem ouviu o pior de Kobe quando este estava decidido a sair dos Lakers: chamou-o de incompetente.

Kobe Bryant agradeceu à família, aos colegas de equipa, ao empresário, Jerry West, que o levou para os Lakers quando tinha apenas 18 anos (foi directamente do liceu para NBA ). Depois: "temos de dar muito crédito a Mitch Kupchak", disse com um sorriso mordaz.

O reconhecimento pode ter chegado mais tarde do que, se calhar, se esperava quando Kobe chegou à NBA , mas o base tornou-se no quarto jogador dos Lakers a ser MVP depois de Shaquille, Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar.

"Ninguém merece este prémio mais do que ele [Kobe]. Nunca conheci ninguém que trabalhasse tanto como ele para alcançar o que já conseguiu neste jogo", destacou o treinador dos Lakers, Phil Jackson.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt