Rússia ataca Ternopil, cidade do duo ucraniano que participou na Eurovisão

De acordo com o gabinete presidencial ucraniano, o ataque coincidiu com a participação do duo formado pelo produtor Andrii Hutsuliak e pelo vocalista Jeffrey Kenny no Festival Eurovisão da Canção.
Publicado a
Atualizado a

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andri Yermak, denunciou este domingo um ataque russo na noite de sábado na cidade de Ternopil (oeste da Ucrânia), de onde é originário o duo Tvorchi, que representou os ucranianos no Festival Eurovisão da Canção.

De acordo com Yermak, o ataque quase coincidiu com a participação do duo formado pelo produtor Andrii Hutsuliak e pelo vocalista Jimoh Augustus Kehinde (também conhecido como Jeffery Kenny) no Festival Eurovisão da Canção em Liverpool (Reino Unido) na noite de sábado.

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas no ataque, segundo a conta de Telegram de Yermak.

O ataque ocorreu no meio de uma grande ofensiva noturna russa, que utiliza drones e mísseis lançados de aviões e navios de guerra estacionados no Mar Negro.

O Exército ucraniano informou que vinte e cinco drones, na maioria do tipo iraniano Shahed-136/131, e três mísseis de cruzeiro foram abatidos pelas defesas ucranianas.

A Rússia disse este domingo que as forças russas atacaram depósitos de armas ocidentais e tropas ucranianas na cidade ocidental de Ternopil e na cidade oriental de Petropavlivka.

As forças armadas da Rússia "realizaram um ataque com armas aéreas e marítimas de longo alcance e alta precisão nos pontos de implantação das forças armadas ucranianas", disse o Ministério da Defesa em comunicado divulgado por agências de notícias russas.

"Locais de armazenamento de munições, armas e equipamentos militares recebidos de países ocidentais" também foram atingidos, disse.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt