Nesta terceira geração o Soul deixou de ter disponível na Europa o motor a gasolina que tem nos EUA, sendo a aposta no 100% elétrico e-Soul. Lançado em 2018, só agora chega a Portugal com um preço sem opcionais de 43 600 euros. Por comparação, um Peugeot e-2008 custa a partir de 35 570 euros, mas tem 136 cv, e não os 204 do e-Soul. Ao vivo, as dimensões são maiores do que parecem com 4,2 metros de comprimento, 1,8 m de largura e 1,6 m de altura. Dos faróis esguios à silhueta alta e ao portão vertical da mala, o e-Soul não tem um centímetro quadrado de estilo convencional..Antes de me sentar no lugar do condutor, experimentei os lugares de trás. Há bastante espaço em altura, o comprimento para os joelhos é suficiente e a largura também, mas só para dois passageiros. Na frente, o desenho dos bancos é muito básico, com pouco apoio lateral, mas são confortáveis. O volante tem ajustes suficientes, numa posição de condução "à SUV" com pernas e costas próximas da vertical. Um olhar em redor confirma que apenas a superfície superior do tablier é de plástico macio..O ecrã tátil é bastante simples e fácil de usar. A transmissão tem um comando rotativo, o que não é a solução mais prática, sobretudo nas manobras. Num pequeno botão ao lado, escolhe-se entre os modos de condução Eco+/Eco/Normal/Sport. O primeiro tem velocidade limitada a 90 km/h. A bateria é de 64 kWh e o motor elétrico passa 204 cv e 395 Nm às rodas da frente. Em cidade, apenas uma pequena parte disso é preciso. Em Eco+ a resposta do acelerador é suave e progressiva. Há quatro níveis de regeneração quando se desacelera e que se escolhem através de duas patilhas no volante. Há também um modo "Auto" que regula a retenção em função do trânsito em frente ao e-Soul. E, mantendo a patilha da esquerda puxada, a retenção aumenta como se fosse um travão..No modo de regeneração máxima, o e-Soul chega a imobilizar-se, o que é útil pois o pedal de travão é difícil de dosear. Quanto ao conforto, a suspensão traseira independente ajuda a ter um bom controlo dos movimentos da carroçaria. Apesar de os pneus não serem muito baixos, a verdade é que o e-Soul é relativamente firme..No meu habitual teste de consumos em cidade, sempre com A/C desligado, obtive um valor de 10,6 kWh/100 km, o que é muito bom. Isso permite extrapolar uma autonomia em cidade de cerca de 600 km. Em autoestrada, é preferível manter a regeneração no mínimo e deixar a inércia jogar a favor do e-Soul. Claro que o formato e a altura da carroçaria geram alguns ruídos aerodinâmicos, além de não serem o melhor aliado dos consumos. Por isso, no teste de consumos em autoestrada, a 120 km/h estabilizados, o consumo subiu aos 21,3 kWh/100 km, a que corresponde uma autonomia de cerca de 300 km. São autonomias mais que suficientes para um modelo urbano. Quanto ao carregamento, a bateria demora cerca de uma hora a ir de 0 a 80% num carregador rápido de 80 kW (o e-Soul carrega até 100 kW) e um pouco mais num de 50 kW..Quanto a prestações, o e-Soul acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos. No modo Sport, o acelerador fica bem mais sensível e descarrega o binário com muito mais "pressa". Talvez até em excesso, pois as rodas dianteiras facilmente começam a patinar e a exigir a intervenção do ESC, sobretudo em curvas fechadas..A inclinação lateral nem é muita, mas a verdade é que os pneus Nexen não são capazes de gerar aderência suficiente para usar o binário disponível e a subviragem surge cedo. O "habitat natural" do e-Soul não são as estradas sinuosas. As prestações em linha são boas, mas as curvas são para fazer a velocidades mais comedidas..Como citadino elétrico, o e-Soul cumpre bem o seu papel, em termos de condução, habitabilidade e desempenho do sistema motriz. É para isso que foi criado. Mas também fica claro que a sua base já não é das mais modernas da marca..FICHA TÉCNICA.Motor: Elétrico, dianteiro. Bateria de 64 kWh..Potência máxima: 204 cv. Binário máximo: 395 Nm..Tração: dianteira. Aceleração 0-100 km/h: 7,9 s..Velocidade máxima: 167 km/h..Consumo médio: 15,7 kWh/100 km..Autonomia: 452 km..Tempo de carga: 0 a 80% em 60 minutos (carregador DC de 80 kW)..Bagageira: 315 litros..Peso: 1682 kg..Preço: 43 600 euros. www.targa67.motor24.pt