Kareem, um mito desportivo convertido em ícone cultural

Há 46 anos, Lew Alcindor (depois Kareem Abdul-Jabbar) chegou à NBA. gora, o melhor marcador da competição é um dos intelectuais mais respeitados na América.
Publicado a
Atualizado a

Quando ele escreve que "Indiana está do lado errado da história", não está apenas a analisar mais uma época sofrível dos Indiana Pacers, como seria de esperar de uma antiga estrela da NBA. Ele, Kareem Abdul-Jabbar, vai mais além: é o mito desportivo que se converteu num ícone cultural, multifacetado vulto mediático e opinion maker. Algo inimaginável há exatamente 46 anos, quando chegou à elite do basquetebol norte-americano.

Foi em 2 abril de 1969 que a estrela começou a despontar - ainda Kareem não se tinha convertido ao islamismo e se apresentava pelo nome de Lew Alcindor. O gigante estado-unidense (2,18 metros) foi a primeira escolha do draft, pelos Milwaukee Bucks, e começou a traçar um dos percursos mais lendários da história da liga de basquetebol norte-americana. Após seis títulos (um pelos Bucks, cinco pelos Los Angeles Lakers), seis distinções como MVP da liga, 19 presenças no All Star Game e 38 387 pontos alcançados (o melhor registo de todos os tempos), em 20 anos de carreira, ficou construído o mito de um dos melhores jogadores de basquetebol de sempre.

Com o final da carreira, deu-se a transformação: o desportista de rosto fechado e lançamentos imparáveis (os famosos skyhook), intérprete do jogo-espetáculo dos Lakers dos anos 80, converteu-se em outro tipo de vulto mediático...

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt