Jovens ao serviço do Jornalismo

"O futuro da informação está na mão dos jovens". Esta foi a frase com que Carlos Pinto, professor de Geografia, deu início à sessão desta sexta-feira da iniciativa "Faz a tua 1.ª página", quando se referiu ao interesse dos jovens pela informação e relação com as novas tecnologias.
Publicado a
Atualizado a

Jovens da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo de Fernando Pessoa e da Escola Básica D. Pedro IV estiveram esta sexta-feira no Diário de Notícias onde, por um dia, puderam 'vestir a pele' de jornalistas e escrever as suas notícias.

De Almada Negreiros, passando pela arquitetura e pelo carimbo histórico da época, o Diário de Notícias continua a antecipar o futuro. O documentário "Histórias do DN" foi apresentado aos alunos em jeito de 'resenha histórica' sobre os 150 anos do jornal.

Organizados em grupos, os alunos foram conduzidos até à galeria do Diário de Notícias onde iniciaram o seu trabalho de pesquisa e seleção de informação, realizando um verdadeiro trabalho de recolha de dados e de consulta de fontes. O site do DN e o jornal impresso foram as fontes de informação consultadas pelos jovens, que organizaram a manchete e o destaque fotográfico segundo a sua importância.

"O valor da imagem e a sua importância levam o público a optar por determinado jornal em função de outro, por essa razão escolhemos o desporto para destaque fotográfico e a política para manchete", referiu Ricardo Ferreira, de 13 anos.

Questionada sobre a relação dos jovens com os media, Manuela Matos, professora de Inglês, referiu a "transversalidade do jornalismo nas várias áreas do ensino", como forma "de chamar a sua atenção para os temas da atualidade".

Nas palavras do professor Carlos Pinto a "preocupação social do DN e o seu peso cultural revelaram um interesse significativo na perceção histórica que os alunos retiraram da visita de estudo".

Os docentes classificaram de "interessante" e "educativa" a vinda ao Diário de Notícias, salientando "que os alunos interiorizaram os conceitos aprendidos durante a visita de estudo de forma curiosa" uma vez que a pressão "não era feita pelos professores, mas pela redação que eles criaram".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt