Jovens 'invadem' Galeria do DN
Está a bombar, a bombar!", descreviam ontem os muitos miúdos que iam colando os narizes às montras da Galeria do Diário de Notícias (DN), na Av. da Liberdade. Tudo por causa das emissões experimentais do novo talk show, Clube Morangos, que a TVI estreia segunda-feira, 2 de Outubro, entre as 17.00 e as 18.00, e que o seu director, José Eduardo Moniz, apresentou ontem.
Para o DN não é novidade acolher uma televisão no seu edifício na Av. da Liberdade, em Lisboa. Fê-lo "quando a TV surgiu há 50 anos em Portugal", recorda António José Teixeira, director do DN. "Muitos lisboetas descobriram aqui a televisão pela primeira vez. Hoje, não é um aparelho de televisão que aqui se expõe, mas um programa que aqui se faz, em directo", reforça.
Depois, "estar mais perto dos cidadãos, particularmente dos mais jovens, é uma preocupação de sempre e que assumimos claramente", pelo que "acompanharemos de perto e com interesse este novo espaço, que criou entre nós um novo fenómeno social", acrescenta o director do DN.
Um cameraman no meio da avenida? A fazer o quê? Resposta: "Está a filmar para os Morangos!". E como se de uma palavra mágica de tratasse, cada vez mais miúdos, e até graúdos, foram formando um muro humano colado às montras e à porta do edifício... Um gesto compensado pela possibilidade de observar no interior os "cinco magníficos" - Diana Chaves, Joana Duarte, Rita Tristão, Daniel Cardoso e Angélico Vieira -, a quem caberá a missão de conduzir, de segunda a sexta-feira, o novo "espaço televisivo que irá tornar as tardes diferentes", promete Moniz.
"Será um espaço carregado de ousadia, atrevimento, imaginação, irreverência e criatividade", assegura, acrescentando que estas são características da série Morangos com Açúcar, que inspirou o talk show. "Haverá muita música, discussão de temáticas diversas, improviso", no fundo, "tudo aquilo que faz o dia-a-dia da juventude portuguesa", reforça o director da estação. Só que, desta vez, num espaço situado "no coração da capital, de fácil acesso e que permite a concretização do lema da estação, 'Uma televisão feita por si'", justifica. A garantia é igualmente dada por Gabriela Sobral, produtora da estação, que enumera as actividades interactivas com o público: passatempos com prémios, participação no programa via telefone, ou convite feito no exterior do edifício durante a emissão em directo, e muito mais.