Jovem usa filme 'Clube de Combate' como inspiração para um atentado

Publicado a
Atualizado a

Um adolescente nova-iorquino foi acusado de atentar contra um café Starbucks desta cidade norte- -americana, em 25 de Maio, depois de se ter inspirado no filme Clube de Combate. O ataque não causou vítimas, apenas danos materiais.

Kyle Shaw, de 17 anos, foi agora detido pelo atentado com uma bomba artesanal, feita a partir de uma garrafa de plástico com pólvora, e acusado de fogo posto, posse de arma e acto criminoso. Segundo o seu advogado, declarou- -se inocente. A explosão ocorreu num café desta cadeia norte-americana no bairro de Upper East Side, perto do museu Guggeinheim.

Segundo Raymond Kelly, porta--voz da polícia de Nova Iorque, o jovem inspirou-se no filme Clube de Combate, realizado por David Lynch, que contava com as interpretações de Brad Pitt (como Tyler Durden) e Edward Norton. Terá dito aos amigos e conhecidos para estarem atentos às notícias no dia da explosão.

A acção do filme - que foi muito criticado pelas cenas de violência - atraiu de tal forma Kyle Shaw que este criou o seu próprio clube de combate (onde a luta é sem protecção e não há muitas regas) , que se reunia no Central Park, o coração verde de Nova Iorque.

"Tal como a personagem de Brad Pitt, Kyle Shaw confessou que queria incluir uma 'Operação Caos' nas actividades do seu clube de combate, com o objectivo, tal como no filme, de destruir um símbolo do capitalismo norte-americano", afirmou Raymon Kelly.

Segundo o porta-voz, "no filme, um café Starbucks encontra-se entre os alvos" destes ataques. Na realidade, trata-se do que uma das personagens descreve como "um café que funciona como uma cadeia", um franchising, mas não um Starbucks.

O objectivo do Clube de Combate, adaptado de um romance de Chuck Palahniuk, é denunciar a alienação e a perda de masculinidade na sociedade de consumo actual.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt