Jovem sequestrada durante 18 anos na Califórnia

Uma rapariga raptada em 1991 na Califórnia, quando tinha 11 anos, foi encontrada depois de 18 anos de sequestro, um caso que faz lembrar os de Natasha Kampusch e Elisabeth Fritzl, na Áustria.<br /><br /><br />
Publicado a
Atualizado a

Jaycee Dugard, actualmente com 29 anos e mãe de duas crianças do sequestrador, identificado como Phillip Garrido, 58 anos, tinha sido raptada a 10 de Junho de 1991 em South Lake Taohe, a cerca de 200 quilómetros de São Francisco e foi encontrada quarta-feira.

Esta história de sequestro tem semelhanças com dois casos de rapto ocorridos na Áustria.

Em 2006, Natascha Kampusch, raptada em 02 de Março de 1998, com 10 anos, conseguiu fugir, sã e salva e foi encontrada a deambular pelas ruas de Viena. O seu raptor acabou por suicidar-se.

Em 2008 foi conhecido, também na Áustria, o caso de Elisabeth Fritzl, sequestrada e violada ao longo de 24 anos pelo pai, Josef Fritzl, numa cave da casa da família, em Amstetten, a 150 quilómetros de Viena.

A história de Elisabeth Fritzl foi conhecida com a hospitalização de um dos sete filhos que nasceram da relação incestuosa com o pai.

Em Março passado, Josef Fritzl, 73 anos, foi condenado a prisão perpétua e colocado em internamento psquiátrico por ter transformado a filha numa escrava sexual durante 24 anos.

O caso de Jaycee Dugard foi divulgado quinta-feira, quando as autoridades norte-americanas anunciaram detalhes sobre o rapto da jovem que desapareceu na Califórnia quando tinha 11 anos e foi agora encontrada de boa saúde.

Os dados que se conhecem deste caso indicam que a jovem foi mantida nas traseiras do jardim da casa de Phillip Garrido, a 70 quilómetros de São Francisco.

Jaycee Dugard teve duas filhas do raptor e, segundo o jornal Sacramento Bee, as crianças têm 15 e 11 anos, o que significa que a mais velha nasceu quando a mãe tinha apenas 14 anos.

"Nenhuma das crianças foi à escola ou ao médico. Eram mantidas completamente isoladas", indicou Fred Kollar, da polícia local.

"Tudo foi feito para as privar de qualquer contacto com o exterior", acrescentou o mesmo elemento, explicando que uma das construções onde viviam era insonorizada e só podia ser aberta a partir do exterior.

O proprietário da casa e alegado raptor, Phillip Garrido, foi detido quarta-feira pelo FBI juntamente com a mulher, Nancy, 54 anos.

Garrido, que estava em liberdade condicional, tinha sido condenado por violação e rapto cometidos em 1971 e figurava num ficheiro norte-americano de delinquentes sexuais.

Este caso foi descoberto por a polícia, que vigiava Garrido, ter considerado o seu comportamento suspeito.

O indivíduo foi então convocado para uma visita de controlo pelo agente que vigiava a liberdade condicional e apresentou-se acompanhado pela mulher, por duas crianças e por uma jovem (Jaycee Dugard) que apresentou como Allissa, o que gravou as suspeitas.

A polícia interrogou "Allissa" e acabou por descobrir quem era.

Um irmão do alegado raptor, Ron Garrido, 65 anos, já afirmou a um jornal que está "chocado, mas não espantado" com o ocorrido.

"Conheço o meu irmão e penso que ele é capaz de fazer isto. É completamente louco", afirmou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt