Jovem banido por saudação nazi muda-se para Itália

Georgios Katidis, após ter sido banido pela Federação grega de futebol, foi apresentado no Novara e explicou que viu o gesto no Youtube, desconhecendo o seu significado.
Publicado a
Atualizado a

Georgios Katidis, futebolista grego de 20 anos, tornou-se conhecido por causa de "um erro que ficará marcado para toda a vida". O então jogador do AEK de Atenas, após ter feito um golo, celebrou com um gesto idêntico à saudação nazi, algo que lhe valeu a expulsão da Federação grega de futebol e, por consequente, da seleção treinada pelo português Fernando Santos.

Katidis vai prosseguir a sua carreira em Itália e foi apresentado como reforço do Novara nesta quarta-feira. O episódio foi, naturalmente, recuperado e o jovem atleta insistiu: não sabia o que era uma saudação nazi.

"Repito, aquilo que não teve qualquer significado político. Eu vi um filme no youtube em que uma pessoa, num contexto que não tinha nada a ver com futebol, uma espécie de comédia, fez aquele gesto e toda a gente se começou a rir. Então, decidi repetir o gesto e soltou-se o pandemónio", disse Katidis.

O reforço do Novara não teme que possa ser alvo de ameaças em Itália, à imagem do que sucedeu na Grécia, e esclareceu que tem "orgulho em ser grego" e que espera regressar à seleção. "Cometi um erro. Jamais teria feito aquilo se soubesse o que significava", vincou.

[youtube:vaO5GbLW1es]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt