Jornalismo intergeracional

Dos 13 aos 80 anos, vindos da Escola Secundária c/ 3.º ciclo do Ensino Básico e da Academia Sénior de Serpa, jovens e adultos foram os protagonistas da sessão "Faz a tua 1.ª página", no Diário de Notícias.
Publicado a
Atualizado a

A diferença de idades não incomodou jovens e seniores, que, em troca de palavras e olhares, revelavam cumplicidade na hora de escrever as suas notícias. Em pares, de colete vestido, iniciaram a busca e seleção de informação. Notícias da atualidade nacional e internacional deram corpo ao trabalho em equipa desenvolvido pelos participantes.

"É interessante partilhar com os mais velhos aquilo que sabemos. Eles também nos ensinam muito", referiu Rui Rato, aluno da Escola Secundária de Serpa, à margem do workshop "Faz a tua 1.ª página".

Do Estado Novo ao 25 de Abril, as imagens de arquivo eram familiares aos mais velhos, pois "viveram-nas de perto", segundo Maria José Lampreia. Na altura, os visitantes seniores foram as "testemunhas vivas" de uma história que esta quinta-feira, o Diário de Notícias contou através do documentário "Histórias do DN".

Em comum tinham, além da cidade, o gosto pela escrita e vontade para aprender. A partilha entre jovens e seniores contribuiu, segundo Maria João Brazão, professora de português e voluntária na academia sénior, "para uma aproximação genuína entre gerações".

A ida à redação foi marcada pela curiosidade dos visitantes em relação à posição de cada uma das editorias do jornal. Os elementos multimédia presentes na sala, bem como o estúdio e o 'aquário' (gabinete dos diretores) despertaram questões nos alunos sobre o passado e o presente do Diário de Notícias.

"Para o aluno Rui Rato, de 14 anos, "ser jornalista por uma tarde possibilitou-nos fazer aquilo que o leitor não vê, apenas lê", pois "de certa forma, também consultámos as nossas fontes e selecionámos informação."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt