Jornal 'O Benfica' aumenta vendas
O jornal O Benfica está muito próximo de atingir uma circulação total (vendas em banca e assinaturas) de dez mil exemplares por edição semanal. Depois de vários anos a vender uma média de duas mil unidades e de representar um prejuízo para o Sport Lisboa e Benfica (SLB), o jornal O Benfica foi alvo, há cerca de seis meses, de uma reetruturação gráfica editorial profunda com vista a alterar a situação. Esta, aliás, foi desde início a intenção da direcção de Luís Filipe Vieira rentabilizar e racionalizar todos os activos do clube. Acresce ainda o objectivo de se pretender que o jornal chegue a todos os benfiquistas e que seja a voz na defesa dos interesses do SLB. A par disto, ao O Benfica cabe ainda a função de se preocupar com as actividades amadoras ou com o associativismo (Casas do Benfica).
Várias empresas foram chamadas a analisar o projecto, mas apenas a Cunha Vaz & Associados considerou que este semanário tinha potencial de mercado e de poder vir a ser uma ferramenta essencial de comunicação do clube. "Tudo isto sem um único custo para o clube", explica ao DN Armandino Geraldes, sócio da Cunha Vaz & Associados, que ficou responsável pela exploração editorial e comercial do jornal.
Depois de submeter O Benfica a uma reestruturação gráfica - aumento do número de páginas para o dobro (32) e impressão totalmente a cores - e de se melhorar as condições de trabalho de quem o produzia, seguiu-se a estratégia de marketing. "Durante quatro meses foram enviados gratuitamente aos sócios do SLB mais de 35 mil jornais, um por agregado familiar", diz o mesmo responsável, acrescentando que "houve alturas em que as tiragens chegaram aos 50 mil exemplares". Actualmente, O Benfica vende cinco mil exemplares em banca, esperando-se que atinja, a curto prazo, os dez mil de circulação total. Com um preço de capa de 0,75 euros (a assinatura anda nos 35 euros), O Benfica, quesai para as bancas à sexta-feira,"é já uma operação equilibrada", diz o responsável da Cunha Vaz .
O Benfica é produzido por uma equipa de jornalistas sedeados no Estádio da Luz e Fernando Seara é o seu director.