Três dos cinco principais jornais diários portugueses registaram no primeiro trimestre do ano descidas nas suas audiências, de acordo com o Bareme de Imprensa da Marktest, ontem divulgado..DN, Correio da Manhã e Público viram reduzir o número de leitores, quando comparados com os do último trimestre de 2004 e com o período homólogo do ano passado..O DN registou entre Janeiro e Março deste ano 3,4 por cento de audiência , menos quatro décimas do que no último trimestre, o que representa uma queda de 10,5 por cento. Quanto à variação em relação ao mesmo período do ano passado, a descida foi de cinco décimas percentuais (12,8 por cento)..Também o Público acompanhou a tendência de queda, registando 5,0 por cento, menos uma décima do que entre Setembro e Dezembro últimos e menos três do que nos primeiros três meses de 2004, ou seja, uma descida de 5,7 por cento..Quanto ao Correio da Manhã, viu a sua audiência média cair 9,6 por cento no espaço de três meses, registando 9,4 por cento de audiência, menos um ponto percentual do que no anterior período. .O 24 Horas e o Jornal de Notícias, que, tal como o DN, são propriedade da Lusomundo Media, são as excepções. Em relação ao último trimestre de 2004, o 24 Horas é mesmo o único diário a subir, saltando de 3,0 para 3,3 por cento (uma variação positiva de dez por cento). Já quanto ao período homólogo, a subida é de 6,5 por cento..O Jornal de Notícias continua a ser, de acordo com a Marktest, o mais lido dos diários portugueses, com 11,8 por cento, um valor idêntico ao registado na última análise. Já quando comparado com o primeiro trimestre de 2004, a subida é de 8,3 pontos percentuais..O Destak obtém a maior subida da primeira vaga do Bareme. O jornal diário gratuito cresce 81,8 entre os dois trimestres e 150 por cento no espaço de um ano..O jornal A Capital não surge nas contas da Marktest, uma vez que não foi referenciada por, pelo menos, 30 inquiridos da amostra..Nos semanários, o Expresso continua a ser o mais lido, mas cai 9,5 por cento em relação aos últimos três meses de 2004. Pelo contrário, O Independente sobe duas décimas percentuais e o Tal e Qual mantém-se estável com 1,1 por cento, embora desça duas décimas no espaço de um ano..Em alta está o mercado de revistas semanais de grande informação, animado pela entrada em jogo de um novo título, a Sábado, que cresce 40 por cento entre o úlltimo trimestre de 2004 e o primeiro de 2005, registando agora 2,1 por cento de audiência. .A Visão continua a ser a mais lida, com 7,5 por cento (uma subida de 4,2 por cento) e a Focus mantém os 2,1 por cento do último trimestre, mas sobe 16,7 em relação ao período homólogo.