John Stockton quer voltar

Publicado a
Atualizado a

Em Maio de 2003, decorreu a cerimónia mais emotiva da longa carreira de John Stockton, o veterano base dos Utah Jazz, que lhe dedicou a maior honra que um jogador da NBA pode ter, depois, claro, da conquista dos anéis de campeão. A camisola número 12, que durante duas décadas lhe pertenceu, foi pendurada no Delta Center junto ao históricos da equipa e nunca mais será usada nos Utah Jazz. Não contendo lágrimas, John Stockton, natural de Washington, afirmou que Utah era a sua verdadeira casa, que foram inesquecíveis os momentos que ali passou nos Utah Jazz, na companhia de alguns dos melhores atletas da história do jogo, que de nada se arrependia na sua carreira, que nunca quis abandonar a equipa, que só lamenta nunca ter conseguido conquistar um título de campeão da NBA . Na cerimónia do adeus, Stockton prometeu voltar sempre que pudesse, para dar força à equipa.

Para todos dos efeitos, na NBA o base dos Jazz era considerado um anão. Porém, o que lhe faltava em altura, já que só tinha coisa para um um metro e 85 centímetros, sobrava-lhe em atitude e raça. Um dia Stockton explicou bem o fenómeno: "Sempre achei que podia competir com qualquer um. Mas nunca pensei que toda a gente viesse a achar o mesmo". Os números da sua carreira valeram com que fosse eleito um dos 50 melhores jogadores da história da NBA . Na suas primeiras 13 épocas de NBA , John Stockton apenas falhou quatro jogos. Em 1526 jogos possíveis, jogou 1504. Tem 19711 pontos marcados, 15806 assistências, que Karl Malone muito agradece, 3265 roubos de bola.

Ao lado do gigante Karl Malone, os Utah Jazz conquistaram dois títulos de campeões de conferências, mas nunca conseguiram anéis de campeão da NBA . Convenientemente feitas as exéquias à sua carreira de grande jogador, ninguém os mais ousados estariam à espera que John Stockton, agora com 47 anos, viesse a público afirmar que queria voltar a vestir a camisola da sua equipa de sempre. Os dirigentes dos Utah Jazz, boquiabertos, prometem ter o assunto em consideração para a esta época. E é bem provável que o base possa voltar ao jogo. Embora outros históricos já o tivessem desaconselhado, John Stockton continua a sonhar com os anéis.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt