João Ntyamba bate recorde de seis presenças olímpicas

Publicado a
Atualizado a

Maratonista veterano estreou-se nos Jogos Olímpicos de Seul 88

O fundista angolano João Ntyamba assegurou, aos 39 anos, a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim. Caso se apresente à partida na mara-tona, será a sua sexta presença e recorde absoluto de participações no sector masculino no atletismo. A portuguesa Fernanda Ribeiro também procura, aos 38 anos, esse objectivo no sector feminino. A campeã olímpica dos 10 000 metros em Atlanta 96 ainda não tem mínimos na maratona, mas caso venha a obter poderá também participar nas suas sextas Olimpíadas, feito inédito em Portugal.

Noutras disciplinas olímpicas, como o hipismo ou vela, existem outros atletas que lograram marcar presença em sete e oito jogos olímpicos, mas em desportos predominantemente físicos como é o caso do atletismo, o fundista africano é um caso raro. Ntyamba, que representou o Belenenses e Benfica, participou pela primeira vez nos Jogos de Seul 88 seguindo-se depois Barcelona 92, Atlanta 96, Sydney 2000 e Atenas 2004. A sua melhor prestação foi em Barcelona, ao terminar na sétima posição na fase de classificação nos 1500 m. Em Sydney, ocupou o 16.º lugar na maratona.

O melhor fundista angolano da actualidade, terceiro lugar na São Silvestre de Luanda, começou a sua carreira internacional sob a orientação do treinador Fonseca e Costa. "É um atleta que mantém uma grande longevidade fruto da sua grande motivação para competir e das suas grandes capacidades físicas", recordou o técnico que recebeu e treinou o atleta em Portugal no princípio da década de oitenta.

O fundista, que desistiu na São Silvestre na Venezuela depois de uma queda, prova ganha pelo local Dídimo Sánchez, espera competir antes dos Jogos nos Estados Unidos e na Europa, continentes onde viveu largas temporadas. O veterano ainda não pensa em arrumar as sapatilhas, mas já recebeu muitas ofertas de trabalho como treinador no Brasil, Colômbia e Coreia do Sul, países onde compete regularmente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt