João Kléber é despedido da Rede TV!
João Kléber, apresentador da Rede TV!, foi despedido, quinta- -feira à noite, desta estação, interrompendo o contrato que vigorava até Maio de 2006 e levando-o à perda de 400 mil euros, avançava ontem a Folha Online. O apresentador vai agora processar o Ministério Público Federal.
Na base deste desfecho está a suspensão do programa Tarde Quente a pedido do procurador da República Sérgio Suiama, juntamente com seis organizações não governamentais (ONG) de defesa dos direitos humanos e de direitos dos homossexuais. Recorde-se que no espaço deste programa, que consistia em emitir "apanhados" considerados "racistas, preconceituosos, homofóbicos e que incitam à violência", a Rede TV! foi obrigada a transmitir "conteúdos de direitos humanos", tal como noticiou o DN, dia 17 de Novembro.
De acordo com o acordo judicial assinado entre as partes, a Rede TV! foi obrigada a exibir entre 5 deste mês e 13 de Janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 17.00 e as 18.00, sem intervalos publicitários, os programas das seis organizações. A emissora brasileira ficou ainda obrigada ao depósito de 154 mil euros no Fundo de Defesa de Direitos Difusos.
O mesmo acordo previa ainda restrições ao programa Teste de Fidelidade, que em Portugal tem o nome de Fiel ou Infiel?, exibido pela TVI às sextas-feiras à noite. Ao DN, fonte oficial da estação de Queluz de Baixo confirmou desconhecer este desfecho. "João Kléber tem com a TVI um acordo para produzir e apresentar o Fiel ou Infiel? e tudo tem corrido pelo melhor", disse a mesma fonte. "Não temos razão de queixa, pelo que o programa irá manter-se", disse.