João e Paula Nabais: Distância matou relação

O conhecido advogado e a empresária decidiram seguir caminhos distintos, após 12 anos de casamento. Já estão a viver em casas separadas mas continuam a manter "uma óptima relação". E até são vizinhos para estarem mais próximos dos filhos, que são a sua maior preocupação.
Publicado a
Atualizado a

João e Paula Nabais já não estão juntos. O advogado e a empresária decidiram separar-se depois de uma dúzia de anos de casamento. "É verdade, a separação tem dias. Foi uma decisão tranquila, tomada pelos dois", conta à Notícias TV uma fonte muito próxima do casal. A notícia apanhou de surpresa familiares e amigos do casal.

"Só os amigos mais próximos do João e da Paula é que sabem [da separação] e eles nem sequer contaram ainda a algumas pessoas mais velhas da família", revela a mesma fonte.

A NTV sabe que João e Paula Nabais já não partilham o mesmo tecto e estão a viver em casas separadas. "Foi o João quem saiu de casa", garantiram-nos. Mas, curiosamente, não estão a viver longe um do outro. "Eles são vizinhos na Expo [Parque das Nações, Lisboa], o que dá imenso jeito por causa dos filhos, é mais prático", conta a fonte contactada.

Distância levou ao afastamento

Presença mais ou menos assídua em eventos (ver páginas seguintes), João e Paula Nabais sempre assumiram ter uma relação baseada na confiança e sem rotinas. Mas, ao que apurou a Notícias TV, não terá sido a quebra de nenhuma destas duas premissas a estar na base da separação. Outra razão acabou por estar na origem do afastamento. "No último ano e meio a Paula passou muito tempo em Angola e instalou-se algum vazio entre eles. A distância não foi nada amiga da relação", explica a amiga do casal. Os diferentes ritmos profissionais de ambos também terá ajudado ao afastamento. "Eu e o João temos horários muito desencontrados", reconheceu Paula Nabais, em 2008, numa entrevista conjunta à revista Caras. "A Paula tem uma actividade profissional que não lhe permite estar muitas vezes à noite em casa. Estamos juntos durante o jantar e depois só lá para as duas da manhã", disse na ocasião o jurista à mesma publicação.

Ironicamente, a empresária passa, agora, mais tempo em Portugal do que em África, onde durante poucos meses esteve a dirigir uma revista. "Parece que a experiência da Paula em Angola não correu muito bem e as idas dela lá têm-se circunscrito à apresentação de livros. Ela tem andado cá e lá, mas agora vai ficar mais por Lisboa", acrescenta a fonte.

Amizade salvaguardada

Apesar de separados, o causídico e a também relações-públicas optaram por não se afastar totalmente. "Eles mantêm uma óptima relação", assegura a fonte próxima.

Nesta altura, a maior preocupação de ambos é com o filho em comum, Martim, de 11 anos. "A maior preocupação deles é precisamente o Martim, que ainda está a viver na ideia de que agora tem mais uma casa. Ele ainda não interiorizou bem esta separação", diz a informadora, que acrescenta: "Os outros filhos de um e de outro já são adultos, lidam melhor com a situação."

Recorde-se que para além de Martim o advogado tem mais quatro filhos de anteriores relações, casos de Tiago, de 32 anos, Sérgio, de 27 anos, Diogo, de 25, e Ana, de 22. Já Paula Nabais tem mais uma filha do primeiro casamento: Rafaela, de 18.

Se a separação de João e Paula Nabais é ponto assente, por agora não está ainda a decorrer qualquer processo de divórcio. "Eles não estão a tratar do divórcio, por enquanto estão apenas a separar-se", diz a fonte. Que não acredita que os dois voltem um para o outro nos próximos tempos: "Neste momento uma reconciliação parece estar afastada. A existir não seria agora, até porque isso faria uma grande confusão à cabeça do Martim [filho de ambos]. A retomarem o casamento, acredito que seja só se eles tiverem a certeza absoluta que é isso que querem."

Contactada pela NTV, Paula Nabais não confirmou ou desmentiu a separação: "Não vou fazer comentários sobre esse assunto." Já João Nabais não se mostrou disponível até ao fecho desta edição.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt