Jim Carrey volta a dizer 'sim' às comédias

Publicado a
Atualizado a

Cinema. Estreou-se nas salas de cinema portuguesas no dia de Natal. Nos EUA, 'Sim!' já é um sucesso de bilheteira. O filme, baseado num livro do humorista britânico Danny Wallace, marca o regresso de Jim Carrey à comédia, depois de três anos sem protagonizar um filme no registo que o celebrizou

Filme já arrecadou 13 milhões de euros nos EUA

Fala-se de Jim Carrey e logo vem à memória a imagem do actor em papéis quase caricaturais, utilizando exageradamente o corpo para fazer rir o espectador. Três anos depois de Ladrões sem Jeito, Jim Carrey volta às comédias, registo que o celebrizou no início dos anos 90, com Sim!, filme realizado por Peyton Reed e que já é um sucesso de bilheteira nos EUA (só nos primeiros três dias que esteve em sala o filme arrecadou quase 13 milhões de euros).

Baseado num livro do humorista britânico Danny Wallace, Sim! conta a história de Carl Allen (Jim Carrey), que um dia se inscreve num programa de auto-ajuda que o leva a dizer "sim" a tudo. No filme, Jim Carrey contracena ao lado de actores como Bradley Cooper ou Zooey Deschanel.

Sim! foi uma das grandes apostas dos estúdios Warner Bros. para a época de Natal, devolvendo um dos actores mais bem sucedidos de Hollywood ao registo pelo qual ficou conhecido mundialmente. E os resultados estão à vista. Com este regresso à comédia, se não contarmos com a sua participação no filme de animação Horton e o Mundo dos Quem, Carrey receberá 36,2% dos lucros que o filme proporcionará, uma mudança quando até então o actor recebia cerca de 14 milhões de euros por cada filme em que participava.

Este "salário-base" foi estabelecido em 1996 quando Carrey foi o escolhido para protagonizar o filme O Melga, do até então novato Ben Stiller (esta foi a segunda longa-metragem que realizou). No entanto, o filme acabou por se tornar um fracasso de bilheteiras, em comparação com os sucessos que o actor antes tinha protagonizado: Ace Ventura - Detective Animal, A Máscara e Doidos à Solta. Os três estrearam-se em 1994 e juntos arrecadaram 498 milhões de euros mundialmente. Foi apenas neste ano que Jim Carrey alcançou sucesso a nível mundial. Antes, o actor dividia-se entre espectáculos de stand-up por Toronto, a interpretação de papéis secundários em filmes de Hollywood e participações em séries humorísticas.

Mas apesar de ser com a comédia que o actor ganha a vida, Jim Carrey nunca descurou a sua faceta dramática. Foi o que aconteceu em 1998 com A Vida em Directo, de Peter Weir, que lhe valeu o Globo de Ouro para Melhor Actor Dramático, ou o mais recente O Despertar da Mente, de Michel Gondry, com o qual muitos previam que Carrey recebesse o seu primeiro Óscar. Assim não aconteceu.

Antes de Sim!, Jim Carrey interpretou o papel de um homem paranóico no thriller Número 23, de Joel Schumacher, mas que não arrecadou os milhões que habitualmente os filmes de Carrey conhecem. No entanto, para Janeiro de 2009, já está marcada a estreia do filme I Love You Phillip Morris, no Festival de Cinema Sundance, onde Carrey veste a pele de um antigo polícia que vai parar à prisão e, inesperadamente, se apaixona pelo companheiro de cela, interpretado por Ewan McGregor.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt