Jesualdo livre do Boavista e no Dragão após a Supertaça
Jesualdo Ferreira rescindiu ontem contrato com o Boavista (que será orientado por Pedro Barny) e será anunciado como sucessor de Co Adriaanse no FC Porto nos próximos dias. A estratégia da SAD portista passa por colocar o professor em funções depois da Supertaça, que os dragões disputam sábado (21.00, RTP1), em Leiria, frente ao Setúbal.
A nova equipa técnica dos campeões nacionais será constituída ainda por Rui Barros e João Pinto, que já estavam ao serviço da SAD e conduzirão a equipa até à Supertaça, e ainda por Carlos Azenha, o preparador físico que transita com Jesualdo do Bessa para o Dragão. Mas as mudanças não se ficarão por aqui: a entrada de Jesualdo deverá levar a SAD ao mercado novamente, para contratar um lateral direito que fortaleça o esquema táctico predilecto do professor (4x3x3) e que este manterá no FC Porto. Um dos maiores desafios de Jesualdo Ferreira será precisamente readaptar os atletas a um esquema diferente do que vinham cumprindo, o 3x4x3 de Co Adriaanse. E uma das carência óbvias detectadas pelo treinador era precisamente a ausência de concorrência a Bosingwa na lateral direita. Até porque Ricardo Costa, alternativa usual nessa posição em tempos recentes, terá de suprir a ausência prolongada de Pedro Emanuel no eixo da defesa (o capitão foi operado a um joelho).
A transferência do treinador implicará o pagamento de uma indemnização da SAD do FC Porto à congénere boavisteira (na ordem dos 1,5 milhões de euros) e, provavelmente, privilégios do Boavista sobre jogadores excedentários do plantel. O primeiro sinal oficial da mudança foi dado ontem, ao final da tarde, pelo Boavista, em comunicado colocado no sítio na internet.
"Após diversas reuniões, do domínio público, havidas entre o Presidente desta SAD e o Professor Jesualdo Ferreira, foi hoje [ontem] decidido em conjunto, em reunião ocorrida às 16 horas, revogar o contrato de trabalho que vigorava entre ambas as partes", diz logo de entrada a nota. "Em consequência de tal revogação ficou previsto o pagamento de uma forte indemnização à Boavista F.C., Futebol, SAD." O Boavista reconhece que "face à argumentação, insistência e vontade manifestadas pelo Prof. Jesualdo Ferreira, não haver condições para a sua continuidade". Daí a opção por Pedro Barny, que fica com Luís Matos na equipa técnica - os restantes membros serão divulgados "oportunamente".
Até à hora do fecho desta edição, o FC Porto ainda não tinha reagido a esta notícia. A estabilidade emocional do grupo até à Supertaça determinará a gestão deste dossier.
Rui Barros prepara Supertaça
Ontem, o plantel foi conduzido por Rui Barros, que com João Pinto prepara a Supertaça. Das bolas (Nike, ao contrário das da Liga, que são Adidas) ao esquema de Adriaanse, que Rui Barros deverá manter em Leiria, houve um pouco de tudo no programa apresentado aos jogadores disponíveis.
Pedro Emanuel, operado a um joelho e com meses de recuperação pela frente, já esteve no departamento médico no centro de treinos de Gaia, juntando-se aos outros clientes do corpo clínico do FC Porto que estão afastados do jogo da Supertaça: Sokota, Bruno Moraes e João Paulo. Lucho González também não deverá jogar, uma vez que continua a debelar uma mazela contraída durante o Mundial 2006.
Paulo Ribeiro e Diogo Valente (sub-21), Cech (Eslováquia) e Sek- tioui (Marrocos) continuam nas respectivas selecções, mas estarão de volta a tempo do jogo da estreia oficial do campeão nacional.