Jesualdo e Pinto da Costa renovaram antes da Páscoa

Presidente e treinador acordaram mais um ano, mas anúncio está previsto apenas para depois da final da Taça de Portugal.
Publicado a
Atualizado a

Os sinais discursivos recentes apontam para isso: Jesualdo Ferreira fica mais uma época no FC Porto. Pela primeira vez, Pinto da Costa mantém um treinador para lá dos três anos consecutivos no FC Porto, premiando o trabalho do primeiro português a sagrar-se tricampeão nacional. O acordo, segundo apurou o DN junto de fonte próxima do processo, foi selado ainda antes da Páscoa (12 Abril) e só deverá ser divulgado após a final da Taça de Portugal, que se realiza no dia 31 deste mês (o Paços de Ferreira é o adversário).

Uma das razões que levam ao sigilo pode atestar-se pela intervenção de José Guilherme Aguiar, ex-dirigente do FC Porto e comentador no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias, em nome do emblema azul e branco. "Está à espera de uma derrota [para anunciar renovação de Jesualdo Ferreira], mas como ela nunca mais chega não o pode fazer...", reagiu na emissão de segunda-feira à noite, em jeito de piada, o vereador da Câmara de Vila Nova de Gaia.

Não sendo exactamente verdade, esta caricatura de Guilherme Aguiar explica uma parte do sigilo a que se acometeram as partes. Há algo da peculiar forma de Pinto da Costa jogar com o contexto mediático no facto de não ter aproveitado uma conjuntura mediática largamente favorável: a equipa cumpriu objectivos na Europa (caiu perante o campeão europeu Manchester United nos quartos-de-final da Champions) e em Portugal (ao título que valeu o tri a Jesualdo e novo tetra ao FC Porto ainda pode juntar-se a Taça de Portugal) e os adeptos portistas têm pedido a renovação do treinador. Dos "notáveis" aos anónimos - no jogo com o Nacional multiplicaram-se os cartazes a pedir essa decisão de Pinto da Costa.

E se se analisarem as declarações recentes das duas partes sobre o assunto, percebe-se que já não é bem o tabu que chegou a parecer há alguns meses, em que Jesualdo, e a estrutura dirigente portista, torcia o nariz a qualquer pergunta sobre o tema. Ultimamente, de forma sincronizada, tanto Pinto da Costa como o treinador alinharam num tom jocoso a falar do assunto.

De qualquer forma, para perceber a dimensão total do acordo conseguido há cerca de um mês, resta esperar o obrigatório comunicado da SAD portista à CMVM, que deverá sair logo a seguir à final da Taça. Jesualdo comprometeu-se por mais uma época, não se sabendo se o salário, a rondar o milhão de euros anual, será melhorado. E se haverá outros projectos dentro da estrutura do futebol depois de 2010. Certo é que nenhuma das partes confirmará o acordo antes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt