Jerónimo Martins traz produtos da Polónia para o Pingo Doce

Publicado a
Atualizado a

A Jerónimo Martins está a trazer produtos da Polónia para o Pingo Doce, aproveitando sinergias da Biedronka, a cadeia que o grupo detém naquele país. A receptividade junto dos consumidores portugueses tem sido grande, mas é ainda maior junto da comunidade do Leste que reside no País.

Fiambre fumado, bacon, salchichas e pickles são alguns dos produtos que chegam "em grandes quantidades" da Polónia, com "preços agressivos", afirmou ao DN Rita Coutinho, directora de marketing do Pingo Doce.

Do lado inverso, a Jerónimo Martins exportou para a Polónia pêra- -rocha e laranja nacional em 2004 e 2005. De pêra-rocha foram levadas 185 toneladas, numa iniciativa associada ao Icep Portugal e à associação do sector. Actualmente, "há planos para exportar mais produtos nacionais para a Biedronka", revelou a directora, escusando-se a especificar quais os artigos em causa.

Apesar deste alargamento do sortido das lojas em Portugal, a tendência do Pingo Doce tem sido para reduzir o número de marcas nas prateleiras e aumentar o peso da marca própria. Desde o reposicionamento da cadeia, em 2002, os produtos Pingo Doce passaram de um peso inferior a 10% das vendas totais para mais de 30%, em 2006.

"No ano passado, o aumento das vendas da marca própria subiu 38%", frisou Rita Coutinho, acrescentando que "ainda há margem para crescer". Em Inglaterra, "as marcas das cadeias de distribuição pesam 40%", um valor que o Pingo Doce gostaria de alcançar.

De resto, a marca própria é um dos pilares da diferenciação dos supermercados, "a par da aposta nos produtos frescos". Outra das grandes mudanças no reposicionamento da cadeia foi o enfoque nos preços baixos. Desde 2002, "o Pingo Doce já baixou os preços em 11,38%", sublinha a responsável.

Sacos

Apesar da semelhança com os discounts, Rita Coutinho rejeita qualquer estratégia de marketing na política de cobrança dos sacos de compras. "Dois cêntimos é uma quantia simbólica. O objectivo é contribuir para melhorar o meio ambiente."

Ontem, foi a vez de a Sonae lançar "o primeiro saco degradável, disponível gratuitamente nas insígnias Continente, Modelo e Modelo Bonjour".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt