Jennifer Lopez entre as 7 Novas Maravilhas
Ben Kingsley e Hilary Swank também presentes
A cantora e actriz americana de origem porto-riquenha Jennifer Lopez é a grande vedeta da cerimónia da Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo, que se realiza no dia 7 de Julho, no Estádio da Luz, em Lisboa. É a primeira vez que Lopez se desloca a Portugal.
Nascida a 24 deJulho de 1969 na Bronx (Nova Iorque), de pais portoriquenhos, Jennifer Lopez entrou no mundo do espectáculo em 1987 como dançarina, impondos-e definitivamente como actriz e cantora no início da década de 90. O seu primeiro álbum, On the Six, data de 1999. Este ano, editou o sexto, Como Ama Una Mujer, e prepara Never Give Up!.
Estreou-se no cinema em 1987 com um pequeno papel em My Little Girl, tendo já sido dirigida por nomes como Francis Ford Coppola, Gregory Nava, Wayne Wang, Lasse Hallström ou Bob Rafelson. Jennifer Lopez tutelou os seus dois filmes mais recentes, Bordertown e El Cantante, através da sua produtora, a New Yorican Productions.
Já vendeu quase 50 milhões de discos em todo o mundo e é uma das actrizes mais bem pagas de Hollywood, bem como a intérprete latina mais bem paga da história do cinema americano. Lopez é igualmente a artista latina mais influente dos EUA, a 30.ª mulher mais poderosa do país, segundo uma lista publicada pela revista Ladies Home Journal, e a 9.ª mulher mais rica da indústria do entretenimento, de acordo com o ranking de 2007 estabelecido pe- la Forbes, com uma fortuna avalia- da em 110 milhões de dólares (81 milhões de euros). A People elegeu-a uma das 50 mulheres mais bonitas do mundo.
É casada com o actor e cantor Marc Anthony, estando muito activa no mundo dos negócios (perfumes, roupas, jóias, um restaurante, etc) e na militância pelos direitos dos animais. No capítulo dos direitos humanos, Jennifer Lopez recebeu, este ano, o Prémio dos Artistas da Amnistia Internacional pelo filme Bordertown, que denuncia o assassínio de centenas de mulheres na cidade de Juárez, no México, ao longo dos últimos anos.
Dois oscarizados
O actor britânico Sir Ben Kingsley, Óscar de Melhor Actor em 1983 por Gandhi, e a americana Hilary Swank, Óscar de Melhor Actriz em 2000 por Os Rapazes Não Choram, e em 2005 por Sonhos Vencidos, são outros dois grandes nomes do cinema que vão marcar presença na cerimónia oficial de proclamação das 7 Novas Maravilhas do Mundo (ver também página 63, secção Pessoas). E só já falta um mês, a partir de hoje.