Jardel salva missão defensiva do Benfica em Alvalade com golo no fim

Único remate do Benfica enquadrado com a baliza, aos 90+4', negou a reentrada do Sporting na luta pelo título, depois de Jefferson (87') quase ter resolvido um dérbi em que as águias só defenderam.
Publicado a
Atualizado a

Terceiro minuto de compensação: ouvem-se "olés" em Alvalade. Quarto e último minuto de compensação: rostos cabisbaixos e festa encarnada no relvado. Sporting e Benfica empataram 1-1, na 20.ª jornada da I Liga, em Alvalade, resultado que mantém os leões a sete pontos das águias, que passam a somar quatro acima do FC Porto. Num dérbi em que o 0-0 conheceu pouquíssimas ameaças, foi nos últimos minutos que se fez o resultado. Jefferson quase reintegrava os leões na luta pelo título (87'), mas Jardel acabou com a festa leonina (90+4').

Jorge Jesus não escondeu, na sua estratégia, o que pretendia em Alvalade: não perder e reconhecer no empate um resultado positivo. Com André Almeida ao lado de Samaris, no meio-campo, e Talisca no banco, o Benfica assumiu uma postura defensiva e pragmática, ilustrada pelo facto de Rui Patrício não ter feito uma única defesa em todo o jogo. Isto porque as águias não criaram um único lance de perigo na primeira parte, com Luisão a liderar a defesa e Samaris a cumprir uma das melhores exibições desde que rumou à Luz.

O Sporting, por sua vez, esteve quase sempre "instalado" no meio-campo do Benfica, com William Carvalho em evidência, mas com poucos efeitos práticos. Um remate de Montero, aos 19', foi tudo o que os leões conseguiram fazer para incomodar Artur Moraes antes do intervalo. Os rivais estiveram taticamente irrepreensíveis, não concedendo espaço ao adversário e mostrando-se sempre fortes na pressão - o Sporting em zonas mais adiantadas, o Benfica mais resguardado no terreno. O Sporting ia acumulando pontapés de canto (10-1), mas sem criar perigo.

Na segunda parte, o filme do jogo não foi diferente. Foi preciso esperar até aos 71 minutos para se ver um lance de perigo em Alvalade, com Artur Moraes a "voar" para negar um golo de cabeça a André Carrillo. Montero testou novamente o guarda-redes brasileiro, aos 76', mas as duas equipas foram sempre pouco produtivas ofensivamente, embora só o Sporting tenha manifestamente jogado para ganhar. E a "recompensa", embora fortuita, parecia ter chegado aos 87 minutos: João Mário isolou-se, atirou para defesa de Artur e Jefferson foi à recarga faturar.

Alvalade ficou em festa e os adeptos foram audazes ao ponto de gritar "olés", perspetivando que a vitória já não fugiria. Mas aos 90+4', praticamente no último lance do jogo, Jardel aproveitou uma bola "bombeada" para a grande área para bater Rui Patrício, no único remate do Benfica enquadrado com as balizas adversárias. As águias passam a somar quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, mas continuam a depender de si próprias na luta pelo título, ao contrário dos dragões, enquanto o Sporting fica a três pontos do segundo lugar, a três semanas de ir à Invicta.

Filme do jogo:

90+5' Final do jogo!

90+4' GOLO DO BENFICA! JARDEL FAZ O 1-1! Golpe de teatro em Alvalade! No único remate do Benfica enquadrado com as balizas em todo o jogo, Jardel aproveitou um ressalto na grande área para manter os leões a sete pontos do primeiro lugar.

90+3' Benfica tenta bombear a bola para a grande área do Sporting e chegar ao empate nos últimos instantes do dérbi...

90+2' Substituição no Sporting. Saiu Nani e entrou Capel.

90+2' Substituição no Benfica. Saiu Samaris e entrou Derley.

90' Quatro minutos de compensação...

88' Substituição no Benfica. Saiu André Almeida e entrou Pizzi.

88' Substituição no Sporting. Saiu Montero e entrou Tanaka.

87' GOLO DO SPORTING! JEFFERSON FAZ O 1-0! Delírio total em Alvalade, com o nulo a ser desfeito a três minutos dos 90'! João Mário ficou isolado pelo corredor central, após toque de Carlos Mané, e atirou para defesa de Artur; mas Jefferson foi à recarga e, ainda fora da grande área, conseguiu bater Artur.

86' Bom cruzamento de Fredy Montero, mas João Mário e Mané leram mal o lance.

85' Marco Silva e Jorge Jesus ainda podem fazer duas alterações cada. O técnico do Sporting chama Tanaka e Capel...

84' Cartão amarelo para Samaris, por falta dura sobre Carlos Mané. A par de Luisão, o grego é o melhor do Benfica nesta noite.

82' João Mário cruza, mas ninguém estava em condições de finalizar a grande área. Há mais espaço agora, fruto do cansaço das duas equipas.

80' Benfica ganha o seu primeiro canto do jogo. Cédric cortou após cruzamento de Lima.

79' Jonas corre pela esquerda, mas cruza mal.

79' O Benfica não vai à grande área do Sporting há 15 minutos. Apesar de manter Lima e Jonas na frente, Jorge Jesus não esconde que o empate seria satisfatório.

78' Substituição no Sporting. Saiu Carrillo e entrou Carlos Mané.

77' Carrillo "apanhado" em fora-de-jogo, após boa combinação com Montero.

76' Artur a defender! Remate forte de Fredy Montero, com o guarda-redes a sacudir com os punhos ao primeiro poste.

75' Mais um bom corte de Samaris, após investida de Cédric.

74' Marco Silva prepara-se para lançar Carlos Mané.

73' Sporting com 51% de posse de bola, num dérbi com apenas uma ocasião de golo. Será preciso um lance de inspiração ou uma falha defensiva para se desfazer o nulo...

71' Grande defesa de Artur Moraes! Na primeira ocasião de golo da partida, o extremo peruano cabeceou para uma excelente defesa do guardião, que cede canto.

70' Artur Moraes fica lesionado. O guarda-redes recebe assistência médica em campo.

69' Artur Moraes compromete e Maxi Pereira dá o nono canto ao Sporting. O Benfica ainda não ganhou nenhum.

69' Luisão ganha nas alturas e afasta o perigo, após livre de Jefferson.

67' Cartão amarelo para André Almeida, por derrubar João Mário. Dois laterais e um médio defensivo "amarelados" no Benfica.

67' Impecável corte de William Carvalho, quando Talisca corria sozinho para a grande área.

66' Jonas ensaia novo remate, novamente para a bancada.

66' Segundo remate do Benfica em todo o jogo, por Salvio, para a bancada. Rui Patrício ainda não fez uma defesa...

64' Substituição no Benfica. Saiu Ola John e entrou Talisca, que vai jogar num flanco.

63' Cartão amarelo para Cédric Soares, o primeiro para o Sporting, por protestos.

62' André Carrillo perde no um para um com Eliseu, após grande passe de Tobias Figueiredo.

61' Jorge Jesus chama Talisca.

60' Cartão amarelo para Eliseu, por derrubar João Mário.

59' Carrillo tenta o cruzamento, mas a bola sofre um desvio e vai parar às mãos de Artur Moraes.

58' Que perigo! Pela primeira vez, o Benfica ganha a bola nas costas da defesa do Sporting, mas Paulo Oliveira impediu o remate de Lima, após toque de Jonas. Ainda não foi desta que o Benfica fez um remate à baliza - ainda só rematou uma vez, por Jonas, para a bancada.

57' Cédric ganha espaço no lado direito, mas escorrega na hora de cruzar de Artur Moraes segura.

56' Livre muito mal aproveitado pelo Sporting. A bola não passa da barreira.

54' Cartão amarelo para Maxi Pereira, por derrubar João Mário já bem perto da linha da grande área. Livre perigosíssimo a favorecer o Sporting...

53' Talisca, Pizzi e Lisandro López começam a aquecer.

53' Carlos Mané, Diego Capel e Tanaka já aquecem no Sporting.

52' Artur decisivo! Cédric ganha pela primeira vez a linha e cruza bem, mas Artur Moraes "sacudiu" a bola e impediu que João Mário pudesse encostar ao segundo poste.

50' As duas equipas continuam fortes na pressão, embora o Sporting a faça em zonas mais adiantadas do terreno.

49' Artur Moraes seguro na saída, após cruzamento de Jefferson.

49' Nani ganha mais um pontapé de canto, o oitavo para o Sporting.

47' Desde 2009/10 que o dérbi não chegava a esta altura sem golos. Na última vez que aconteceu, o 0-0 prevaleceu.

46' Início da segunda parte! Bola para o Benfica.

Estatísticas da primeira parte:

Posse de bola: Sporting, 50%; Benfica, 50%.

Remates (à baliza): Sporting, 4 (1); Benfica, 1 (0).

Cantos: Sporting, 7; Benfica, 0.

Oportunidades de golo: Sporting, 0; Benfica, 0.

Faltas cometidas: Sporting, 2; Benfica, 4.

Recuperações de bola: Sporting, 11; Benfica, 6.

Foras-de-jogo: Sporting, 1; Benfica, 1.

Cartões: Sporting, 0; Benfica, 0.

45+1' Intervalo em Alvalade, com 0-0 no marcador.

45' Um minuto de compensação...

45' Lance disparatado de Montero, que tentou o remate a quase 30 metros da baliza, quando tinha Nani a desmarcar-se pela esquerda.

44' Luisão dá o sétimo canto ao Sporting...

44' Sexto canto para o Sporting, zero para o Benfica. Os leões estão a arrancar alguns cruzamentos, mas sem Slimani é difícil aproveitar.

43' Lima procura o remate cruzado na grande área, mas não consegue criar perigo. Benfica finalmente a sair do seu meio-campo.

42' O Benfica não se aproxima da grande área do Sporting há 20 minutos. Rui Patrício ainda não teve que fazer nenhuma defesa.

41' Fredy Montero procura o cruzamento, já com pouco espaço, mas a bola sobra para Artur Moraes.

40' Apenas duas faltas cometidas por cada equipa. Arbitragem tranquila de Jorge Sousa, e as equipas estão a ajudar a isso.

39' Nani é o jogador com mais cruzamentos (três), Carrillo com mais ataques (seis) e Maxi com mais recuperações de bola (três). Remates à baliza, apenas um de Montero (19').

38' Sporting regista 11 recuperações de bola, contra seis do Benfica. Mais posse de bola para os leões (53%).

37' Rui Patrício ainda não tocou na bola. O Sporting "instalou-se" no meio-campo do Benfica, que não ataca há quase 15 minutos.

36' Nani desperdiça! O extremo invada a grande área, após mau corte de Maxi Pereira, mas no último passe apareceu André Almeida para afastar o perigo.

35' Nani perde no um para um com Maxi Pereira.

34' João Mário tenta o remate, à entrada da grande área, mas atira contra um defesa.

34' Quinto pontapé de canto para o Sporting, cedido por Maxi Pereira. Leões a procurar mais vezes o cruzamento, mas não há Slimani na grande área.

33' Do lado do Sporting, William Carvalho e Nani em evidência. No Benfica, Samaris e Jonas destacam-se.

32' Esta doeu! Remate potente de Nani, que bate em cheio na cara de Maxi Pereira. O lateral levanta-se de imediato, após uma falha de Jardel.

31' Carrillo define mal e desperdiça um contra-ataque do Sporting, já com dois colegas em zona de finalização.

30' Samaris, novamente bem na dobra, ganha em velocidade a Adrien Silva e afasta o perigo.

29' Cruzamento de Nani, antecipação de Artur Moraes.

27' Jardel pede assistência médica, mas pode prosseguir em campo, após uma queda aparatosa.

26' Sporting ganha o terceiro pontapé de canto da partida, todos a favorecer os leões.

25' Benfica agora com mais posse de bola, 53%, mas ainda sem lances de perigo.

23' Jonas enquadra-se com a baliza e arrisca o pontapé, mas atira muito por cima do alvo. Foi o primeiro remate do Benfica.

21' Pouco espaço para se jogar em Alvalade, com muita luta em meio-campo e as equipas concentradas em zonas curtas.

19' Primeiro remate no dérbi, por Fredy Montero, para defesa fácil de Artur Moraes, após recuperação de bola de Adrien.

18' Canto perigosíssimo de Jefferson, com Artur mal na "fotografia" e Jardel a afastar o perigo.

17' Choque entre Paulo Oliveira e Jonas, mas sem ser necessária a entrada das equipas médicas. Jogo para já com poucas faltas.

15' Bom corte de Paulo Oliveira, após cruzamento de Lima.

15' Benfica volta a perder a bola à entrada da grande área, mas Carrillo não consegue aproveitar, após falha de Luisão.

14' Sporting sempre a seguir a mesma estratégia: bola em profundidade para as costas dos laterais. Marco Silva aposta tudo em Nani, Carrillo e nas movimentações de João Mário.

13' Ola John procura o cruzamento, mas executa mal.

12' Sporting com 67% de posse de bola e mais jogadas de potencial perigo até ao momento, mas ainda ninguém rematou em Alvalade.

10' Carrillo escorrega! O peruano ganhou a bola a André Almeida e ficou à entrada da grande área, mas escorregou na hora do remate.

8' Salvio tentava o remate cruzado, mas a bola ressaltou em Tobias Figueiredo e sobrou para Rui Patrício.

7' Nani passa por Maxi Pereira com facilidade, mas Samaris ganhou na dobra.

6' Sporting novamente a insistir em passes em profundidade para as costas dos laterais. Jorge Jesus alerta Salvio e Ola John para fecharem os corredores.

4' Artur treme! Nani cruzou bem, o guarda-redes tentou segurar nas alturas e largou a bola; à segunda agarrou.

3' Três minutos, três jogadas idênticas no Sporting: bola no lateral e passe em profundidade para as costas de Maxi Pereira ou Eliseu.

2' Sporting a criar perigo! Jefferson desmarcou João Mário nas costas da defesa, o médio tentou assistir Montero e Luisão fez um corte providencial.

2' O Sporting joga com sete jogadores da formação, um recorde na história dos dérbis. O Benfica não tem nenhum jogador da formação - Eliseu e André Almeida, os dois portugueses em campo, foram formados no Belenenses.

1' Jorge Sousa apita para o início do dérbi! Bola para o Sporting.

SPORTING: Rui Patrício; Cédric, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Jefferson; William Carvalho, Adrien Silva, João Mário; Nani, André Carrillo e Fredy Montero. Suplentes: Marcelo Boeck, Sarr, Oriol Rosell, André Martins, Diego Capel, Carlos Mané e Tanaka.

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Eliseu; André Almeida, Samaris, Salvio, Ola John; Jonas e Lima. Suplentes: Paulo Lopes, Lisandro López, Cristante, Talisca, Pizzi, Gonçalo Guedes e Derley.

Benfica e Sporting, separados por sete pontos na I Liga, defrontam-se neste domingo, a partir das 20.00, em Alvalade, em jogo da 20.ª jornada. Para as águias, o dérbi significa a possibilidade de manter seis pontos de vantagem sobre o FC Porto e de "afastar", de forma quase irremediável, os leões da luta pelo título, enquanto que para a turma de Alvalade esta poderá ser uma das derradeiras hipóteses de reentrar na discussão pelo campeonato.

Jorge Jesus, o técnico mais velho da I Liga, e Marco Silva, o mais novo, protagonizam um embate de diferentes gerações. Para o treinador do Benfica, este será o 15.º "clássico" contra os leões, dos quais perdeu apenas um - em 2011/12, por 1-0, golo de penálti de Van Wolfswinkel. Marco Silva vai disputar o segundo da carreira, depois de ter empatado 1-1 na Luz, na primeira volta, onde o Sporting já não marcava nem pontuava desde 2007.

Marco Silva não promoveu quaisquer surpresas na equipa titular, tendo em conta que Islam Slimani, que se lesionou durante a participação na Taça das Nações Africanas, já era baixa esperada. Do lado do Benfica, Júlio César e Nico Gaitán, lesionados, dão lugar a Artur Moraes e Ola John, mas a grande surpresa está na titularidade de André Almeida no meio-campo. Talisca vai para o banco.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt