Japonês de 111 anos é o homem mais velho do mundo

Um cidadão japonês de 111 anos de idade foi hoje reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo.
Publicado a
Atualizado a

Sakari Momoi recebeu o certificado do Guinness World Records de homem mais velho do mundo, sucedendo assim ao norte-americano Alexander Imich, que morreu em junho com 111 anos, e juntando-se também à sua compatriota Misao Okawa, de 116, considerada a mulher mais idosa do planeta.

Momoi nasceu a 5 de fevereiro de 1903, na província de Fukushima, onde, mais tarde, foi professor. Após a Segunda Guerra Mundial, o japonês mudou-se para Saitama, onde foi reitor de uma universidade até se aposentar.

O certificado do Guinness World Records foi entregue numa clínica em Tóquio. Na cerimónia, Momoi apresentou-se em boa forma e confessou esperar viver durante pelo menos "mais dois anos". O japonês, que mora numa casa de repouso, disse gostar de ler livros, especialmente poesia chinesa, e de praticar caligrafia. Tem cinco filhos.

Questionado sobre o seu truque especial para tamanha longevidade, Momoi respondeu não ter nenhum. No entanto, os auxiliares dizem que este se deita cedo e come saudavelmente.

Momoi é um dos 54 mil centenários no Japão, segundo a Associated Press. O país é um dos mais envelhecidos do mundo, tendo, no entanto, a maior esperança de vida.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt