Japão lança canal de TV para concorrer com CNN

Publicado a
Atualizado a

Informação. Jib TV será lançado em Fevereiro de 2009

O grupo audiovisual público japonês NHK (Nippon Hoso Kyokai) vai lançar em Fevereiro de 2009 um canal internacional de notícias que pretende, segundo disse ontem o seu director, conquistar 110 milhões de lares em todo o mundo.

O canal quer funcionar em pé de igualdade com a CNN, a BBC World News, o Al-jazeera ou o France 24, os principais canais internacionais de informação que emitem para todo o mundo.

O novo canal, que será designado como Japan International Broacasting (JibTV), vai emitir 24 horas por dia em inglês e conta alcançar, através de vários satélites, 110 milhões de lares até ao final de Março do próximo ano. O canal estará ainda disponível através das plataformas de Internet e telemóveis.

O lançamento deste novo canal de informação internacional faz "todo o sentido" para o presidente da estação japonesa, Hatsuhisa Takashima, que é também ex-editorialista do primeiro canal público japonês.

"Porque é que o Japão, que é a segunda maior potência económica planetária, tem tão pouca visibilidade à escala mundial e porque é que os estrangeiros devem depender dos media americanos ou europeus para se informarem sobre o país?", questionou o responsável. "É claro que o Japão deve esforçar-se para mostrar ao mundo quem é e a solução é este canal", acrescentou.

O serviço televisivo público japonês dispõe já de um canal internacional, mas que é pouco conhecido e difícil de captar. O JibTV propõe 28 minutos de informação actualizada a cada hora de emissão (10 minutos à noite), preenchendo a restante programação com magazines e documentários.

"Queremos fazer da NHK uma fonte mundialmente reconhecida de informação sobre a Ásia", reclamava o slogan de apresentação do canal na conferência de imprensa ontem realizada. | LUSA

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt