Jamiroquai regressam a Portugal com esperada enchente no Porto

Filho de músico português pisa hoje o palco do Porto do festival Super Bock Super Rock, no Parque da Cidade
Publicado a
Atualizado a

\t\tSurge o nome Jamiroquai e logo nos lembramos da mítica história relacionada com a paternidade do vocalista do grupo britânico, Jay Kay. Desde sempre a banda ficou conhecida perlo carácter irreverente do seu líder. Uma colecção interminável de chapéus e de carros de luxo são os prazeres a que se dá Jay Kay. Mas em Portugal tudo isso é suplantado pela história que envolve o pai biológico do cantor.


Durante os anos 60 Luís Waddington, músico português, passou por Inglaterra, onde conheceu a cantora de jazz Karen Kay. Envolveram-se e desse relacionamento nasceu Jason Kay, em 1969, em Manchester. Mas o músico, que pertenceu ao Conjunto Mistério, banda que esteve na génese do Quarteto 1111, veio para Portugal e só em 2003 é que conheceu o seu filho, quando os Jamiroquai foram um dos cabeças de cartaz do Festival Sudoeste.


Em 1993 o grupo britânico estreia-se com Emergency on Planet Earth e imediatamente o sucesso bateu-hes à porta. E não se pense que tal tenha acontecido apenas na Inglaterra. Toda a Europa se deixou levar por um híbrido de sonoridades próprias da música de dança, com raízes na música negra, e Portugal não foi excepção. Durante anos os êxitos da banda foram adquirindo uma popularidade crescente no nosso país, mas concertos nada, surgindo assim o rumor que Jay Kay se recusava a actuar em Portugal, país de origem do seu pai, que esteve ausente durante largos anos da sua vida.


Todavia em 2002 os Jamiroquai estrearam-se em Portugal, num concerto no Pavilhão Atlântico. O burburinho envolvendo Jay Kay e Luís Waddington intesifica-se mas nem tal levou a que os dois se conhecessem. Só no ano seguinte é que o encontro foi possível. Mas, em declarações ao This Is London, o cantor não mostrou um especial entusiasmo quanto ao sucedido. "Acho que a mulher dele e os seus colegas um dia lembraram-se e disseram 'aquele cantor chama-se Kay e é meio-português por isso deve ser teu filho'", terá afirmado o músico.


Apesar dos já longos anos de carreira da banda, a figura do vocalista ainda hoje é frequentemente confundida com o próprio nome do grupo a que pertence. Desde 1992 os nomes Jamiroquai e Jay Kay foram para muitos sinónimos e esta noite no palco portuense do Festival Super Bock Super Rock o cantor inglês, de pai português, vai mostrar o porquê de tudo isto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt