Israel encara Luanda como prioridade na sua política

Publicado a
Atualizado a

Angola é um "país chave" para Israel em África e tudo o que se passa neste país africano é alvo de interesse para o Governo de Tel Aviv, disse hoje o embaixador israelita à agência de notícias angolana, Angop.

De acordo com a Angop, Sagui Karni deixou claro nesta entrevista, realizada após seis meses em funções na capital angolana, que o Governo de Israel considera o reforço das relações com Luanda uma das prioridades para a sua política relativa a África.

"Existe uma boa cooperação entre os dois países, elas são muito especiais e extensivas a quase todos os sectores, desde os diamantes, passando pela educação, saúde, agricultura, tecnologia, entre outros", exemplificou.

O diplomata apontou a visita do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a Israel (em 2005) como um passo importante para o fomento da amizade entre os dois países.

Sagui Karni deu como um dos exemplos mais conseguidos da cooperação bilateral o projecto agro-industral de Waku-Kungo, no Kwanza Sul, que foi erguido sob uma estrutura colonial de aldeamentos agrícolas com apoio de técnicos israelitas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt