ISA lança prémios para distinguir jovens investigadores
O Prémio ISA teve a sua primeira edição em 2008, para teses, e agora, em 2009, é enriquecido com uma nova dimensão, um concurso para desenvolvimento de um projecto de electrónica, a decorrer entre 1 de Setembro e 15 de Outubro sob orientação dos técnicos da empresa.
Em nota de imprensa, a ISA revela que o lançamento deste concurso vai colocar à prova os conhecimentos de electrónica dos concorrentes, premiar a criatividade, incentivar a inovação e proporcionar aos concorrentes o desafio de trabalharem no ambiente real de uma empresa e desenvolverem parte de um produto para o mercado internacional.
As candidaturas estão abertas até 31 de Agosto a todos os que tiverem competências em concepção, projecto e programação de sistemas embutidos e comunicação sem fios podem-se perfilar para desenvolver o projecto, cujo vencedor será anunciado em Outubro. O melhor projecto será anunciado em Outubro.
A distinção para as teses de mestrado e doutoramento, cujas candidaturas podem ser apresentadas em Outubro, incide sobre investigações nas áreas da Engenharia Física, Electrónica e Telecomunicações, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Informática e de Sistemas e Engenharia Biomédica (as candidaturas abrem em Outubro).
O prémio para ambas as categorias, desenvolvido em parceria com o banco Millennium, terá uma componente pecuniária e uma componente de estágios na empresa, podendo ascender a um valor total de 50 mil euros, refere a empresa.
A primeira edição do prémio galardoou em 2008 um jovem doutorado do Instituto Superior Técnico, Hugo Gamboa, fundador e director-geral da Plux - engenharia de bio-sensores com a qual a ISA veio a estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de soluções de monitorização na área da saúde e cuidados médicos.
ISA é uma empresa de base tecnológica criada por jovens licenciados da Universidade de Coimbra e já está presente em vários mercados internacionais com os seus produtos e filiais. O prémio, desenvolvido em parceria com o banco Millennium, visa reconhecer as jovens promessas portuguesas.