IPMA acompanha evolução de depressão tropical a oeste dos Açores

Meteorologista diz que "ainda é difícil avaliar a trajetória deste sistema meteorológico" e afirmar "se o arquipélago será afetado e a forma como será".
Publicado a
Atualizado a

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) "está a acompanhar a evolução de uma depressão tropical que se formou a oeste/sudoeste dos Açores", sendo prematuro, para já, aferir se o arquipélago será afetado.

A informação foi avançada na manhã desta quinta-feira à Lusa pela meteorologista Rita Mota, da delegação do IPMA nos Açores, revelando que o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos "já classificou o sistema meteorológico como depressão tropical 5".

Rita Mota explicou que às 09:00 de hoje a depressão se encontrava a 1.575 quilómetros a oeste dos Açores, com deslocamento lento para leste/nordeste.

A meteorologista disse que "ainda é difícil avaliar a trajetória deste sistema meteorológico" e afirmar "se o arquipélago será afetado e a forma como será".

"Nas próximas horas deverá haver alguma evolução, sendo esperado que esta depressão tropical seja nomeada. O IPMA está a acompanhar", acrescentou.

Na quarta-feira, Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) anunciou qu possibilidade da formação de um ciclone tropical a oeste dos Açores.

De acordo com o NHC, uma área de baixa pressão formou-se ao longo de uma zona frontal em decomposição sobre o Atlântico subtropical central cerca de 850 milhas" (1367 quilómetros) "a oeste-sudoeste dos Açores mais ocidentais".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt