Investimento em ouro escapa aos impostos

"Quem investe em barras e moedas de ouro não paga imposto sobre mais-valias, porque a legislação fiscal não o prevê. Só se for considerada atividade empresarial", revela o Jornal de Negócios.
Publicado a
Atualizado a

"O investimento em barras e moedas de ouro tem ganho popularidade em Portugal devido à elevada valorização que o metal teve na última década, e ao receio de que a crise da dívida em Portugal ponha em causa as poupanças que estão no banco. Quem o faz tem ainda outro incentivo: não paga impostos", escreve o Jornal de Negócios.

"A isenção de IVA no ouro para investimento aplica-se em toda a União Europeia. O diploma português é, de resto, a transposição de uma diretiva comunitária. A Comissão Europeia publica, todos os anos, uma lista das moedas abrangidas", refere o diário.

"Esta regra permite que não exista discriminação em relação ao investimento em acções ou obrigações. Mas nestas, se o retorno for positivo, o investidor tem de pagar imposto sobre mais-valias, em sede de IRS. Mais uma vez, no metal precioso não".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt