Inúmeras opções na literatura económica
Poupar, investir, sobreviver são algumas das palavras que se repetem ao longo das páginas das dezenas de livros sobre finanças pessoais que as editoras têm lançado nos últimos tempos. Em 2009, a Livros d'Hoje lançou Como Esticar o Salário e Encurtar o Mês, da autoria de Camilo Lourenço, jornalista de Economia, que, tal como o título indica, dá aos leitores alguns conselhos de poupança em tempos de crise. O objectivo destes pequenos gestos é o de não chegar ao final do mês com zeros na conta e dívidas para pagar, ajudando, ao mesmo tempo, a pôr algum dinheiro de parte.
Por seu lado, a Editorial Presença lançou, em Fevereiro, uma obra do Nobel da Economia 2008, Paul Krugman, O Regresso da Economia de Depressão e a Crise Actual, uma edição actualizada da obra publicada em 1999, onde explica o funcionamento e os problemas das economias e aponta novas soluções que podem ajudar a controlar os efeitos da crise.
O livro mais vendido de 2008 na área de gestão, O Seu Primeiro Milhão - Como Poupar e Fazer Crescer o Seu Dinheiro, de Pedro Queiroga Carrilho, especializado em finanças pessoais, fala do valor que damos ao dinheiro e do caminho percorrido entre a poupança e o investimento. É como um pequeno guia de disciplina que ajuda cada pessoa a pensar nas suas próprias finanças, ensinando a fazer um plano de investimento pessoal.
Da mesma editora, Lua de Papel, o livro lançado em Maio deste ano, Os Melhores Investimentos do Mundo em Tempo de Crise, de Peregrino de Santa Clara, conta as aventuras de investir em bens culturais, como mapas, vinis, relógios e outros produtos antigos, que podem dar rendimentos bem mais elevados do que horas passadas na bolsa. O autor explica o funcionamento de alguns desses mercados, feitos com base em regras muito específicas.
Luís Ferreira Lopes, jornalista de Economia, lançou, também em 2009, pela Esfera dos Livros, Seja mais Esperto Que a Crise, onde apresenta soluções práticas que ajudam a organizar poupanças e o orçamento financeiro pessoal, de modo a conseguir os resultados desejados. Em pequenas coisas do dia-a-dia, como a electricidade, o supermercado ou os investimentos bancários, apresenta pequenos truques que podem fazer poupar milhões.
Mais recentemente, o livro da jornalista de Economia e Finanças Teresa Cotrim, Faça o Seu Dinheiro Crescer - Poupe 1 Euro por Dia e Ganhe até 200.000, da editora Caderno, ensina como é fácil reduzir gastos em pequenas despesas e gerar bom dinheiro, partilhando com os leitores alguns truques sobre poupança e investimento.