Instituto do Design do projeto Campurbis abre hoje
O projeto Campurbis representa um investimento de 20 milhões de euros, a dividir por fundos comunitários, pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Universidade do Minho (UMinho).
Em declarações à agência Lusa, o reitor da UMinho, António Cunha, destacou a importância desta "nova unidade", porque, explicou, "permitirá ancorar o relacionamento entre a universidade, empresas, designers e outras entidades numa plataforma com um modelo inovador".
Além disso, apontou António Cunha, o Instituto do Design "suportará um projeto educativo, a nova licenciatura em Design de Produto".
Vocacionada para o "design e criatividade", esta nova valência tem "génese num quadro de cooperação internacional, nomeadamente com escolas de referência holandesas e belgas".
Instalado na zona de Couros, em Guimarães, o novo instituto situa-se na antiga fábrica Ramada, "transformada num espaço com um ambiente indutor de inovação e criatividade", nascendo de "uma iniciativa entre a UMinho e a Câmara Municipal de Guimarães".
António Cunha destacou, por isso, que este é um projeto que "evidencia a robustez e abrangência da colaboração entre a universidade e a cidade"
O projeto Campurbis, no qual está incluído o Instituto do Design, pretende levar a cabo a regeneração urbana da Zona de Couros e inclui ainda o Centro de Formação Pós-Graduada, o Laboratório da Paisagem e ainda o Centro Ciência Viva.
A abertura do Instituto do Design, a primeira valência finalizada, dar-se-á pelas 10:00 e uma hora depois será lançado o "FInD Lab: Ideias Urbanas", uma iniciativa de Guimarães 2012 que consiste num laboratório de Fabricação Digital.
Durante a tarde mais três iniciativas se iniciam neste novo edifício: Descobrir Guimarães, Mapa para Viajantes Curiosos e Pop Up Culture.
O primeiro explora o design de equipamento como suporte do turismo criativo, criando cinco circuitos urbanos em Guimarães enquanto o segundo promove uma visita informal baseada na vivência dos habitantes locais.
O projeto Pop Up Culture integra intervenções em diferentes locais da cidade, propondo a sua reinterpretação, reocupação e revitalização, através de ações de apropriação temporária.