Inovação e charme para quem gosta da natureza

Composto por dez apartamentos, o Furnas Lake Villas já foi premiado. Proporciona ambiente requintado e vista panorâmica.
Publicado a
Atualizado a

Dez apartamentos de tipologia T1 (8) e T2 (2) transmitem a qualquer hóspede a sensação de que está algures no paraíso. Pertencem ao Furnas Lake Villas, um empreendimento turístico de quatro estrelas que já recebeu alguns prémios e que não podia estar melhor situado, mesmo ao lado de um dos maiores ex-libris naturais e turísticos dos Açores, a Lagoa das Furnas.

Mas a localização privilegiada é só um dos pontos de interesse do investimento, que introduziu um conceito inovador no alojamento turístico da região. Pensado para ser uma espécie de boutique hotel, virado para o charme, ninguém diria que a arquitectura moderna e arrojada do Furnas Lake Villas tivesse sido inspirada a partir dos cafuões típicos de São Miguel, estruturas em madeira destinadas à secagem do milho. Neste caso, o empresário Manuel Gago da Câmara só teve de fundir a ideia de uma construção rural tradicional em São Miguel com o resultado de uma viagem à Noruega, onde observou casas junto a um lago. O resultado foi o Furnas Lake.

A aposta de elevação dos bungalows resultou porque os apartamentos mantêm-se secos e confortáveis por dentro, o que aliado à vista fabulosa da vasta área de jardim e de floresta envolvente torna o espaço realmente único. O Furnas Lake Villas é um espaço convidativo, com um bom nível de equipamento e bem enquadrado do ponto de vista paisagístico, no interior de uma propriedade com 117 hectares. Mantém um estilo familiar e acolhedor, ostentando um ambiente moderno e relaxante no meio de uma área de jardim e floresta por onde o visitante pode embrenhar-se entre trilhos, vegetação endémica, cursos de água e locais de interesse geológico. A seguir pode desfrutar de um banho de piscina, enquanto aprecia uma exuberante vista sobre as montanhas.

"Não é um complexo presunçoso, mas sim eclético. Para aqui vêm pessoas com alguma capacidade financeira, que apreciam a natureza e o nosso modo de vida", afirma João Gago da Câmara, um homem dividido entre a responsabilidade do Furnas Lake Villas e a sua outra empresa, a Picos de Aventura - considerada ainda recentemente pela Publituris como a melhor empresa de turismo activo. Para este empresário de 42 anos foi necessário investir 900 mil euros para erguer o projecto. Ser proprietário de uma grande mancha de terreno junto à lagoa ajudou à concretização desta "ideia muito antiga". Foi para si uma "realização pessoal conseguir pôr de pé um projecto - arquitectado por Fernando da Câmara Pereira - com pés e cabeça". Para o Furnas Lake Villas vão, entre outros, ingleses, holandeses e alemães, mas também portugueses e até alguns residentes locais.

Para os turistas nórdicos a instabilidade do tempo em São Miguel, com humidade e chuva, não constitui problema. "Para eles um dia de chuva é um belíssimo dia, apreciam mesmo". O empresário também não se queixa do facto de o Furnas Lake ficar a 45 quilómetros de Ponta Delgada. Pelo contrário, Manuel Gago da Câmara diz que a distância beneficia o negócio: "Quem vem para aqui aprecia a natureza e o sossego, senão ficaria (num hotel convencional) em Ponta Delgada". Contudo, para quem deseja aliar alguma adrenalina à tranquilidade que o Furnas Lake Villas proporciona, pode optar por diversas actividades que vão desde os passeios pedestres, de bicicleta e a cavalo, passando pela canoagem, mergulho e natação com golfinhos, até à observação de cetáceos e aves.

Para o futuro Manuel Gago da Câmara pretende dar valor acrescentado ao seu empreendimento, através da criação de outras valências que sirvam os clientes. É o caso de um espaço de convívio onde os clientes possam "tomar um bom copo de vinho ao pé de uma lareira".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt