Inditex resiste à crise e abre 19 lojas em 2009

O grupo que detém a gigante Zara mantém, apesar da crise, a sua  estratégia de expansão em Portugal. O objectivo é abrir 19 novas lojas. Só da Uterqüe, nova marca da Inditex, já existem mais quatro lojas.
Publicado a
Atualizado a

A Inditex, grupo espanhol que detém a Zara, a Bershka e a Massimo Dutti, entre outras marcas, deverá terminar o ano com mais 19 lojas em Portugal do que em 2008. Num ano de crise, a companhia deverá terminar 2009 com um total de 324 superfícies no território nacional.

Até agora, e segundo os últimos dados disponíveis (de Julho deste ano), o grupo abriu mais 7 lojas em Portugal (três Zara, duas Bershka, uma Pull & Bear, uma Massimo Dutti e uma Stradivarius). No entanto, este número traduz as aberturas líquidas - as inaugurações menos os encerramentos - e ainda não tem em conta as mais recentes aberturas.

Segundo fonte oficial da Inditex, o grupo espanhol está a apostar na expansão da nova loja de acessórios Uterqüe em Portugal, assim como nos restantes países onde está presente. Desde Julho até agora já foram abertas "quatro superfícies desta marca" - CascaiShopping, NorteShopping, Mar Shopping e Amoreiras. Neste último caso, a loja da Uterqüe substituiu uma já existente da Zara. No total, existem já seis lojas desta insígnia em Portugal.

A troca de marcas nas lojas, como aconteceu no Centro Comercial das Amoreiras, é uma prática comum da Inditex e parece ser a fórmula para resistir à crise. "O nosso modelo de negócio tem uma capacidade muito grande de adaptação ao mercado", explica a mesma fonte.

Já marcas como Zara Home, Oysho, Zara Kids ou Kiddy's Class, que também pertencem à Inditex, mantém o mesmo número de lojas desde o início do ano, o que mostra que este não é o principal foco de expansão em Portugal.

O plano de expansão internacional da Inditex prevê a abertura de 370 a 450 novas lojas em todo o mundo, o que representa um investimento de 600 milhões de euros. 95% deste valor será canalizado para o mercado internacional, mantendo o forte ritmo nos países asiáticos. No entanto, e segundo os números actuais (que se referem a Julho), o grupo espanhol apenas abriu 166 novas lojas. Fonte oficial da Inditex explicou ao DN que as aberturas "vão ter um peso maior no final do ano" e que mais importante do que o número de novas lojas é a área que estas ocupam, que será "230 mil metros quadrados".

Mesmo assim, o ano de 2009 ficará marcado para a Inditex pelo "controlo dos gastos operativos", explicou o vice-presidente do grupo, Pablo Isla, na apresentação dos resultados semestrais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt