Índia prepara-se para lançar a sua primeira sonda que vai explorar a Lua

Publicado a
Atualizado a

Missão. Sonda Chandrayaan-1 deve serlançada na próxima quarta-feira, rumo à Lua

O dia D já está marcado. Será na próxima quarta-feira, 22 de Outubro. Se tudo correr bem, a Índia lança a sonda Chandrayaan-1, a sua primeira missão não tripulada à Lua.

O lançamento, cuja janela de oportunidade pode ir até dia 26, se houver algum contratempo de última hora como uma partida das monções, será feito a partir do centro espacial indiano Satish Dhawan, instalado na região de Sriharikotta.

Se o calendário for cumprido à risca e não houver alterações, a sonda indiana poderá chegar à Lua e entrar na sua órbita no dia 8 de Novembro.

O lançador indiano, o PSLV (de Polar Satellite Launch Vehicle), tem ma altura de 44 metros e transportará a sonda (que pesa 1800 quilos) para uma órbita intermédia, a 36 mil quilómetros de altitude, onde ela vai permanecer alguns dias.

Será depois a partir daí que a Chandrayaan-1 partirá rumo à Lua, uma viagem de cerca de 390 mil quilómetros, que deverá levar cindo dias e meio a percorrer.

Chegada a cerca de mil quilómetros de distância do satélite natural da Terra, a sonda voltará a ligar os seus motores para abrandar a velocidade e poder assim ser capturada pela gravidade da Lua e poder entrar na sua órbita. A partir daí, a aproximação da Chandrayaan-1 para órbitas sucessivamente mais próximas da superfície far-se-á em vários passos, até chegar à distância de cem quilómetros da superfície, na qual se vai manter durante os próximos dois anos pelo menos.

Além de uma pequena sonda de impacto, que será enviada para o solo lunar, para aí penetrar, afim de os cientistas colherem dados, a sonda-mãe em órbita deverá mapear os recursos mineralógicos e geológicos que ali existem.

Depois dos feitos espaciais da China, a Índia procura ocupar o seu espaço também. Para 2014 a Índia tem programado o envio do seu primeiro astronauta para o espaço.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt