Indemnizações na Lear de Valongo superiores a 1,85 salários por ano

Publicado a
Atualizado a

A administração da Lear Corporationestá disposta a pagar pelo menos 1,85 salários por cada ano de casa aos trabalhadores de Valongo, tal como sucedeu em Maio, quando reduziu pessoal nesta unidade. Este valor, inferior ao que foi pago aquando do fecho da fábrica da Póvoa de Lanhoso, terá sido referido ontem, na primeira reunião dos responsáveis da empresa com os representantes dos trabalhadores. O encerramento está previsto para Abril.

Para já, a empresa não fala, oficialmente, num valor de indemnização. "A reunião de hoje [ontem] foi a primeira e ainda não há conclusões", disse ao DN Nuno Leite, do gabinete de imprensa que está a assessorar a Lear. Este porta-voz adiantou que "os responsáveis da administração e do departamento jurídico estão em contacto com a Agência Portuguesa para o Investimento (API)" para perceber quais as cláusulas que possam não estar a ser cumpridas.

Contactado pelo DN, o presidente da API recusou-se a revelar qual o montante dos incentivos atribuídos à empresa em Valongo e qual o valor das verbas que serão pedidas de volta, pelo incumprimento do contrato assinado com o País. Certo é que "o Estado vai ser ressarcido dos vários compromissos contratuais que não foram cumpridos", garantiu Basílio Horta, que disse ainda que a API irá agora começar a negociar com a empresa. "Se houver acordo, tudo bem, senão avançamos para a Comissão Arbitral", assegurou igualmente.

Segundo uma delegada do Sindicato Nacional da Indústria e Energia (Sindel), Isabel Ribeiro, "a empresa garantiu que os valores das indemnizações não serão inferiores aos pagos em Maio". Mas "só na reunião de terça-feira haverá uma proposta concreta". Também aí será conhecida a figura jurídica a usar nos despedimentos.

Miguel Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte (Stien), prefere esperar por "uma proposta por escrito" que possa ser apresentada aos trabalhadores. E pede que o Estado crie condições "para se evitarem situações semelhantes às da Lear Corporation em Valongo". *com ATR

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt